Jornal do Cariri
Câmara do Crato detona crise na segurança do Cariri
Audiência será realizada para discutir insegurança
Foto: Divulgação
Jornal do Cariri
13/12/22 8:00

A Câmara do Crato trouxe à tona um problema que preocupa a região do Cariri: a insegurança. Na semana passada, Francisca Alves, conselheira comunitária de Defesa Social do Cariri, foi direta na avaliação: o Crato não tem segurança a partir das 0h. Francisca revela que, após o horário das rondas das equipes do Raio, a cidade fica com apenas duas viaturas.A conselheira lembrou, ainda, que a delegacia do Crato é regional e as viaturas atendem vários municípios.

Francisca usou a tribuna da Câmara para relatar o problema, chamando a atenção dos vereadores. Luís Carlos (PDT), líder do prefeito Zé Ailton Brasil (PT), disse que o assunto já vem sendo apontado pela população. O vereador cita vários exemplos de arrombamentos noturnos, motivados pela falta de segurança, e destacou que o problema tem atingido, inclusive, equipamentos públicos. “Com duas viaturas, é impossível dá de conta de um município como o Crato”, ressaltou, junto à necessidade de mobilizar autoridades políticas e de segurança para resolver o problema que tende aumentar durante o fim do ano.

O líder do prefeito anunciou a realização de uma audiência pública para discutir o assunto, marcada para a quarta-feira (14), na própria Câmara do Crato. Luiz Carlos falou em colocar, frente à frente, representantes daPolícia Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público, Guarda Municipal e o Poder Executivo, na pessoa do prefeito Zé Ailton.

No sábado (10), Juazeiro do Norte, a pedido dos conselheiros do Crajubar, sediou o Seminário dos Conselhos Comunitários de Defesa Social do Cariri. O evento foi organizado pela a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

Durante o evento, os conselheiros entregaram uma carta com várias reivindicações, discutidas inclusive com os comandantes das corporações policiais da região e delegados regionais. Mais efetivo de policiais e viaturas estão entre as reivindicações.

O prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra (Podemos), reconhece as dificuldades na segurança pública, apesar dos avanços proporcionados pelo Governo do Estado nos últimos anos. Glêdson defende uma maior integração entre entes públicos e a sociedade, e garantiu que Juazeiro tem feito sua parte.

Na terça-feira (06), Glêdson entregou três novas viaturas e seis motos para a Guarda Civil Metropolitana de Juazeiro. Uma das viaturas atenderá ao Programa Centro Seguro, fazendo rondas noturnas, com o auxílio das equipes motorizadas. O prefeito destacou, ainda, o ingresso de mais 60 homens, em fase final de formação, e que o reforço somará com as polícias Civil e Militar, na busca por mais segurança, já neste fim de ano.

Corpo de Bombeiros sem viaturas

Ainda durante a sessão da Câmara, no último dia 06, o vereador Alex Saraiva (PSB) levantou outro problema: a falta de viaturas para o Corpo de Bombeiros do Crato. Segundo o vereador, a única viatura do grupamento foi transferida para Juazeiro. O vereador chamou a atenção para o fato de o Crato estar sediado no sopé da Chapada Nacional do Araripe, onde acontecem incêndios com frequência.

Alex deu exemplos de incêndios ocorridos nos últimos dias e que não tiveram o auxílio do Corpo de Bombeiros por falta de viatura. O vereador aponta o sucateamento dos equipamentos público do Estado no Cariri, e disse que vai visitar a corporação para conhecer mais detalhes do problema para levar até o Governo do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ