Jornal do Cariri
Câmara de Barbalha inviabiliza empréstimo de R$ 5 milhões do Executivo
Valores seriam utilizados em obras de infraestrutura no Município
Foto: Reprodução Redes Sociais
Madson Vagner
01/09/20 19:00

Vereadores ligados à oposição ao prefeito Argemiro Sampaio (PSDB), de Barbalha, conseguiram inviabilizar um empréstimo de R$ 5 milhões, junto à Caixa Econômica Federal, para obras no Município. O projeto precisava da aprovação do Legislativo até o mês de julho, mas ainda está tramitando na Casa. A iniciativa foi aprovada, pela primeira vez, em setembro de 2019, mas acabou retornando à Câmara para uma correção no texto, sugerida pela Procuradoria Geral da República (PGR). A partir daí, passou por uma sucessão de oito pedidos de vistas, todos feitos por vereadores da oposição.

Para a liderança do prefeito na Câmara, os pedidos aconteceram de forma proposital, para barrar os investimentos sob motivação eleitoral. Para o vereador Rildo Teles, os pedidos de vistas têm o único objetivo de protelar a votação e a gestão perder os prazos de apresentação, o que já aconteceu.

O prefeito Argemiro avaliou a atitude da oposição como uma manobra política contra a administração, que acabou prejudicando a população. “Infelizmente, a oposição pensou partidariamente e esqueceu do povo. Agora, eu quero que eles expliquem à população. Que eles falem a verdade, que foi uma questão eleitoral”, disse.

Na sessão da Câmara desta segunda-feira (31), o vereador André Feitosa também pediu vistas do processo, que já passou pelas mãos de Vevé Siqueira, Dorivan Amaro, professor Ilânio, Wellton Vieira, Hamilton Lira e Moacir Barros. Vevé, que é pré-candidato a vice-prefeito pelo PT, disse que o projeto chegou à Câmara sem a mensagem do prefeito informando sobre os prazos. O vereador justifica o pedido, observando ser a terceira vez que a iniciativa tramita na Câmara e que algumas obras de asfaltamento previstas já estão sendo executadas. O vereador argumenta que precisava saber se as obras estavam previstas dentro do orçamento de remanejamento do projeto.

A proposta se refere ao crédito pré-aprovado pelo Governo Federal, para investimentos na infraestrutura das cidades brasileiras. Municípios caririenses como o Crato, aprovaram o projeto para receber os recursos. Em Barbalha, o valor seria destinado para obras como o canal da Bela Vista, o muro de contenção do Conjunto Nassau, saneamento básico do distrito do Caldas e pavimentações asfálticas em várias comunidades. Sem os recursos da Caixa, o prefeito Argemiro avalia que as obras devem esperar para serem realizadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ