Jornal do Cariri
Câmara de Barbalha articula Passe Livre no transporte público
Vereadores debateram mudanças na legislação municipal do transporte público
Robson Roque
21/09/21 15:30

Incomodada com o aumento de passagens no transporte público, sobretudo o alternativo, que atende comunidades reconhecidamente carentes, a Câmara Municipal de Barbalha discutiu a criação do Passe Livre para atender cerca de cinco mil pessoas. As passagens gratuitas seriam subsidiadas com recursos do estacionamento rotativo Zona Azul. Proposta pelo vereador Dorivan Amaro (PT), a iniciativa teve a força de congregar tanto parlamentares da situação quanto de oposição.

As discussões em torno da proposta devem alcançar outros temas, como a necessidade de uma lei municipal que abarque todo o segmento do transporte público em Barbalha. Os parlamentares também trataram sobre a possibilidade de subsídio financeiro às empresas que operam o setor em Barbalha, aos moldes do aprovado em Juazeiro do Norte, na semana passada. “Houve um reajuste em alguns bairros de Barbalha e ali, no Minha Casa Minha Vida [atual Casa Verde e Amarela], também houve um reajuste na tarifa e a população está revoltada, haja vista que é uma comunidade carente, um bairro construído com a finalidade social e com boa parte das pessoas desempregadas, sem ter condição de pagar R$ 2,75. É um valor muito alto”, considera Dorivan.

O parlamentar diz compreender o aumento por parte dos operadores do transporte alternativo, diante dos constantes reajustes nos preços dos combustíveis. “Mas, do outro lado, está na ponta o trabalhador desempregado, as pessoas simples”, considera o vereador. Ele sugere a criação do passe livre subsidiado com a arrecadação do Zona Azul, “que tem condições de beneficiar no máximo cinco mil famílias em nosso Município, para andar no transporte alternativo”.

A temática foi discutida por outros parlamentares. O presidente da Câmara, Odair José de Matos (PT), sugere um debate maior, antes de a proposta ser colocada em prática, como sugestão ao prefeito Guilherme Saraiva (PDT). “São requerimentos importantes e bastante debatidos, com a solicitação de que as secretarias municipais possam encontrar uma alternativa e criar uma política de benefício àquelas pessoas mais humildes em lugares carentes. É claro que precisa discutir, precisa de um debate amplo. O preço da gasolina aumentou demais, então a gente pede uma solução que seja construída dentro do Município”, argumenta Odair.

O líder do prefeito na Câmara, vereador João Ilânio (PDT), esclareceu que a Procuradoria-geral do Município planeja regulamentar os reajustes de passagens e, com isso, encaminhar projeto de lei para a Câmara. “Gestões anteriores não tiveram o zelo de fazer. Ele [o procurador] vai estudar e fazer uma legislação para que haja controle. É importante que isso aconteça para que esta situação seja regularizada”, conta.

Dois dos principais vereadores de oposição, Epitácio Cruz e Rildo Teles, ambos do PSDB, alertam para a necessidade de “políticas públicas voltadas para aqueles que mais precisam”, como diz Epitácio, e de “definir e regulamentar todo o transporte de passageiros e do município, com a viabilização do Demutran”, como sugere Rildo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ