JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Cada vez mais difícil a situação administrativa em Araripe
31/10/23 0:00

A administração do prefeito de Araripe, Cícero de Deus, está cada vez mais difícil. Com atrasos nos salários que vão de 20 dias a quatro meses, o gestor tem atraído a ira do servidor, que não vê solução para o problema. Cícero de Deus se segura no sofrimento do Município, com as perdas no FPM e Fundeb. Por parte dos servidores, a decisão é de tolerância zero e uma greve geral começa a ser organizada. O decorrer da semana pode marcar a redução em serviços essenciais, o que pode potencializar um pedido de cassação do prefeito pela Câmara. A oposição já teria o número mínimo de assinaturas para protocolar o pedido de CPI. A Comissão focaria em contratos superfaturados e uso político dos cargos temporários, que teriam diminuído a capacidade de pagamento da Prefeitura. Apesar da crise, a base do prefeito na Câmara garante que uma CPI não se sustenta. Dizem que recorrerão à Justiça, apontando exemplos de outros municípios em situação semelhante. A discussão está só começando!

Zé Helder perto de decidir sobre sucessor

A corrida eleitoral em Várzea Alegre passa pela conquista da atenção e da confiança do prefeito Zé Helder. Ainda em dezembro do ano passado, o prefeito apontava, pelo menos, seis nomes que estariam no páreo. Entre os nomes anunciados, Fabrício Rolim (vice-prefeito), Alan Salviano (presidente da Câmara), Otoniel Fiuza Jr. (vereador), Dr. Kaká e Dr. Carlyle Aquino. O sobrinho do prefeito, Flávio Filho, é o que mais cresceu nas graças do gestor. Mas, a decisão definitiva deve passar pelos critérios político e de liderança. Pesquisas devem ser realizadas para ajudar na decisão. Em pesquisas já realizadas, Zé Helder aparece com aprovação superior a 80% e com grande potencial de transferência de voto.

Eunício prepara candidato da oposição em Lavras

O deputado federal e presidente estadual do MDB no Ceará, Eunício Oliveira, dá sinais de definição do nome que representará a oposição em Lavras da Mangabeira, na disputa de 2024. Uma reunião entre Eunício, a ex-prefeita Dena Oliveira e Neto Oliveira, no fim de semana, pareceu decisiva. O nome de Neto, que é filho de Dena, deve ser o indicado. Nas redes sociais, Eunício avaliou o encontro como “juntos preparados e querendo…”. Apesar da força política, o grupo liderando por Eunício, enfrentará dificuldades para barrar a reeleição do prefeito Ronaldo da Madeireira. O prefeito tem sido bem avaliado e conseguiu agregar até aliados antigos de Eunício e Dena.

PT de Potengi com dois candidatos para 2024

O ex-prefeito de Potengi, Francisco Luiz, conhecido como Titico, surpreendeu ao publicar um vídeo nas redes sociais, se colocando como pré-candidato a prefeito no próximo ano. Titico está filiado ao PT do prefeito Edson Veriato, que já nunciou pré-candidatura à reeleição. Além de jogar fogo nas instâncias internas do partido, a declaração levanta uma especulação sobre uma possível desistência de Veriato. O prefeito faz tratamento de câncer. Veriato não comentou, o que aumenta as especulações sobre a desistência. Mas, entre a vontade e a possibilidade real, Titico terá que resolver sua situação junto ao TCU, para uma avaliação favorável da Justiça Eleitoral. Pode chegar em 2024 como ficha suja.

Enquanto isso…

Em Jardim, as ex-candidatas a prefeita Cremilda Bringel e Clea Luz podem sentar, nos próximos dias, para discutir a sucessão de 2024. As duas têm sido incentivadas pela direção estadual do PSD a caminharem juntas.

A possibilidade da aliança chama a atenção pela viabilidade eleitoral que podem representar juntas. A chapa poderia levar vantagem frente ao racha entre o prefeito Aniziário Costa e o grupo do ex-vereador Pequim Roriz.

Em Altaneira, a discussão é sobre a realização do concurso público. Segundo o projeto de lei enviado à Câmara, pelo prefeito Dariomar Rodrigues, serão disponibilizadas 206 vagas para todas as secretarias.

O presidente da Câmara, Deza Soares, quer celeridade na tramitação e votação. A oposição avalia como pouco o número de vagas e quer discutir o projeto com gestores, servidores e a população. Vai ter queda de braço.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE