Jornal do Cariri
Brejo Santo e Crato recebem Selo Município sem Racismo
Selo foi criado por meio da lei estadual nº17. 704/2021
Foto: Hiane Braun - Casa Civil
Joaquim Júnior
04/04/24 8:30

Os municípios caririenses de Brejo Santo e Crato foram dois dos cinco cearenses que receberam o Selo Município Sem Racismo. O selo, criado por meio da lei estadual nº17. 704/2021, foi entregue a municípios que firmaram, junto ao Estado, compromisso em prol da equidade racial e implementaram ações para o fortalecimento e a valorização da população negra e povos e comunidades quilombolas, povos de terreiro e ciganos. O esperado é que o Selo chegue a todos os municípios cearenses.

À frente da Secretaria de Igualdade Racial, Zelma Madeira conta que a intenção é chegar aos 184 municípios cearenses para que eles mostrem o que estão fazendo dentro do campo da igualdade racial. “Como secretaria, nossa preocupação é em consolidar uma política de igualdade racial. Então, o selo Município Sem Racismo é uma estratégia dessa secretaria de chegar até os municípios”, explicou, ao enfatizar que a entrega dos selos é uma forma de concretização de uma política pública.

“Enquanto ser humano, mulher negra que sou e militante dos movimentos sociais, esperamos que seja um indício de tempos melhores. No entanto, para esses selos serem valorizados, é preciso monitorar as ações cotidianamente e constatar que existe uma disposição de combater esse racismo. Então, sigamos, que a luta é muito grande. Nós, negros e negras desse estado, que a gente chama de terra da luz, somos os pontinhos pretos e queremos nosso lugar em um lugar de honra, em um lugar de destaque”, destacou Valéria Carvalho, Conselheira Municipal da Igualdade Racial do Crato.

Com informações da Ascom Casa Civil

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ