JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Brasil participa da China International Consumer Products Expo (CICPE)
Evento foi realizado em Hainan, na China
Foto: Geneuza Muniz
Geneuza Muniz
09/05/25 8:00

Geneuza Muniz, da provínica de Hainan, na China. Em especial para o Jornal do Cariri - De 13 a 18 de abril, a província de Hainan, no sul da China, sediou um importante evento para o comércio global. A quinta edição da China International Consumer Products Expo (CICPE) contou com a participação de mais de 4.100 marcas de 71 países diferentes. Alguns países participaram pela primeira vez este ano, como Brasil (estado de São Paulo), Eslováquia e Ilha de Jeju, Coreia do Sul. "A exposição deste ano foi a maior até o momento, demonstrando a confiança de todas as partes no desenvolvimento econômico da China", segundo Gu Gang, vice-governador da província de Hainan. Hainan é um Porto de Livre Comércio (FTP) e uma zona econômica especial criada em 2020. O objetivo do FTP é transformar Hainan em um centro de livre comércio de classe mundial, semelhante aos de Cingapura e Hong Kong. O FTP opera sob um conjunto de leis e regulamentos diferente do restante da China.

O Brasil é há muito tempo o principal parceiro comercial da China na América Latina. De acordo com dados da Administração Geral das Alfândegas da China referentes a novembro de 2024, o comércio bilateral entre os dois países atingiu 1,14 trilhão de yuans (US$ 157 bilhões) nos primeiros dez meses do ano — um aumento de 9,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

À medida que a cooperação econômica e comercial entre os dois países se aprofunda, o número de produtos brasileiros competitivos que entram no mercado chinês cresce. Essa aproximação foi evidenciada pela estreia de São Paulo na China International Consumer Products Expo. A delegação estadual, liderada pela Invest SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos), expôs uma ampla gama de produtos agrícolas premium, incluindo cafés especiais e chocolates.

Inty Mendoza, representante-chefe da Invest SP, afirmou considerar esta feira uma plataforma muito importante para apresentar os produtos brasileiros e levá-los ao mercado chinês. "Brasil e China têm uma longa história de parceria em termos de comércio e investimento. Sempre foi uma relação vantajosa para todos", afirmou. A exposição também apresentou as mais recentes inovações impulsionadas pela IA, de robôs humanoides a dispositivos inteligentes e automóveis.

PROGRAMA DE MBA

Alunos de MBA da Universidade Agrícola da China foram convidados a participar, com um total de 14 alunos presentes na feira, onde puderam analisar mais de perto as perspectivas futuras de negócios aqui na Ilha de Hainan. Do ponto de vista acadêmico, a exposição a modelos de negócios inovadores, práticas de negócios sustentáveis e estratégias de internacionalização permite a aplicação prática do conteúdo teórico aprendido em sala de aula. Tópicos centrais do currículo do MBA — como marketing global, estratégia corporativa, finanças internacionais e gestão da cadeia de suprimentos — são explorados em tempo real por meio de estudos de caso ao vivo, palestras e apresentações corporativas. Além disso, a feira oferece um espaço ideal para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa aplicada ou estudos de benchmarking interorganizacionais.

Do ponto de vista profissional, a Hainan Expo proporciona acesso direto a uma rede internacional de contatos. A interação com executivos de empresas líderes, empreendedores globais e representantes governamentais amplia as oportunidades de networking e pode resultar em oportunidades de estágio, colaboração acadêmica ou futura colocação profissional. Nesse sentido, a participação no evento também serve como um diferencial competitivo no currículo, destacando atributos como proatividade, adaptabilidade e interesse em contextos econômicos multiculturais.

A experiência intercultural, por sua vez, é um elemento de treinamento altamente valioso. A imersão em um ambiente de negócios asiático permite que os alunos compreendam as nuances culturais, institucionais e econômicas que influenciam a dinâmica de negociação e gestão na China — atualmente uma das principais potências comerciais do mundo. Considerando a crescente interdependência entre os mercados globais, a capacidade de operar em diversos ambientes culturais torna-se uma habilidade essencial para os líderes empresariais contemporâneos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE