Jornal do Cariri
Bolsonaro prioriza votos do Ceará
Donizete Arruda
27/04/21 0:00

Com dois candidatos a presidente da República – Ciro Gomes e Tasso Jereissati - o Ceará ganha a atenção do presidente Jair Bolsonaro. Com a viagem a Maracanaú para esta quinta-feira (29) desmarcada, onde o presidente visitaria as obras do Anel Viário e participaria de reunião com o prefeito Roberto Pessoa, Bolsonaro programa outras visitas ao estado, para cumprir agenda no Cariri, ainda nesse primeiro semestre. Sua atenção agora é redobrada, com seus dois adversários. Ciro é visto como um candidato de esquerda e Tasso como um nome a ser lançado pelo centro. E o presidente da República ainda necessita se preocupar com a candidatura de Lula, que deve ser apoiada pelo governador Camilo Santana. O cenário eleitoral no Ceará promete ser bem agitado em 2022.

Tasso aceita entrar na corrida presidencial

Ciro Gomes está enfurecido com seu amigo, o senador Tasso Jereissati. Na edição de domingo (25), o jornal O Estado de São Paulo trouxe uma ampla reportagem onde Tasso admite concorrer à sucessão do presidente Bolsonaro, como vai além e fala que participará das prévias do PSDB, que serão realizadas em outubro. Além de Tasso, irá disputar a candidatura tucana o governador paulista, João Doria, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. Tasso hoje é o favorito, pois Eduardo Leite já fala em desistir para apoiar a candidatura do senador cearense, e outros caciques do PSDB como o senador José Serra, o ex-governador Geraldo Alckmin e a maioria da bancada federal está fechando com a alternativa Tasso, que já ganhou até um apelido: o Biden Brasileiro, numa referência ao presidente dos Estados Unidos, que tem 78 anos e foi eleito para unir o País. Tasso é mais novo, tem apenas 72 anos.

Ciro pressionado a aderir a Tasso Jereissati

A revista Veja que está nas bancas traça um retrato do abandono da candidatura de Ciro Gomes: Uma difícil encruzilhada. Na matéria, se descobre que nenhum partido político no Brasil quer se aliar ao PDT para apoiar a candidatura de Ciro. Ciente de suas dificuldades, Ciro mudou o discurso. Largou a esquerda, e passou a defender bandeiras mais à direita. Não adiantou. Nenhuma legenda do Centrão quer conversar com Ciro. Está sozinho e sem perspectivas de crescer na briga pelo Planalto. A única solução que se apresenta é renunciar ao seu projeto de tentar pela quarta vez uma eleição para presidente da República, e aderir à candidatura de Tasso Jereissati. Ciro vem sendo cobrado a fazer esse gesto. E lembrado que em 2002, Tasso não apoiou o candidato do PSDB, José Serra, para estar ao seu lado. Por enquanto, Ciro e seu irmão, Cid Gomes resistem a embarcar no projeto Tasso 2022.
 
Senado vira campo aberto para Camilo

O lançamento da candidatura presidencial de Tasso Jereissati favoreceu ao governador Camilo Santana. Os irmãos Ciro e Cid Gomes não têm mais argumentos para barrar o nome de Camilo como senador no ano que vem. Camilo está sem adversários. Já era favorito mesmo num confronto contra Tasso Jereissati. Agora, que Tasso está fora da briga por querer o Planalto, não há adversários para contrapor a Camilo. Só que os FGs estão calados. Esperam os movimentos de Camilo sobre quem irá apoiar nas eleições de 2022. Se Camilo permanecer no PT, estará sinalizando aos FGs, que não deixará de pedir votos para Lula. Mesmo também elogiando o nome de Ciro Gomes. No entanto, Lula terá um palanque no Ceará, dado por Camilo. Os FGs vetam essa possibilidade, porque na cabeça deles – ninguém enxerga isso – Ciro irá travar um duelo com Lula por uma das duas vagas no segundo turno contra o presidente Bolsonaro.

 Crato com deputados definidos

 
Os candidatos a uma cadeira na Assembleia Legislativa que terão apoio das lideranças do Crato estão quase definidos. A dúvida permanece apenas na base do prefeito Zé Ailton Brasil. A saída do deputado Fernando Santana do páreo para disputar uma vaga à Câmara Federal abriu um leque de opções e os conflitos estão acirrados. A primeira opção passou a ser por um nome local, mas o petista Pedro Lobo e o promotor aposentado Leitão Moura, estariam descartados. Na base de oposição, o nome apoiado pelo grupo do ex-prefeito Zé Adega será David de Raimundão. A decisão foi tomada após reunião na última semana. Já o ex-candidato a prefeito Aloísio Brasil deve apostar em Argemiro Sampaio, ex-prefeito de Barbalha.

 
Pedro Lobo atirando para todos os lados

Sem espaços na base do prefeito Zé Ailton Brasil, o vereador Pedro Lobo tentou uma aproximação com o grupo do ex-prefeito Zé Adega. Pedro usou o prestígio de uma irmã para chegar a Zé Adega para pedir o apoio para deputado estadual. No encontro, Zé Adega ouviu, mas acabou dizendo não. Depois, entre amigos, avaliou que o petista demonstra não ter fidelidade ao seu grupo e isso foi decisivo. Ao procurar pelo apoio de Zé Adega, liderança da oposição, Pedro Lobo acabou com as possibilidades de ser ungido candidato a deputado estadual na base governista do prefeito Zé Ailton Brasil. A atitude foi vista como uma traição. Pedro Lobo colhe um imenso desgaste e o próprio PT deve avaliar  até se apoiará sua candidatura a Assembleia do Ceará, pois comprou uma briga na verdade com o governador Camilo.

Quarenta empresas querem o lixo


O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, parece ter cansado de apanhar da Câmara e resolveu contra-atacar. A decisão da Justiça de suspender a licitação da coleta do lixo foi a gota d'água. Glêdson não vai recorrer da decisão. Disse que a denúncia não tem consistência e foi feita com base em “achismos”. Glêdson pediu que a Procuradoria do Município acione os denunciantes judicialmente, para apresentarem as provas, sob pena de responderem por má fé e denúncia leviana. O denunciante, vereador Capitão Vieira Neto, se baseou em comentários e no fato do secretário de Meio Ambiente, Diogo Machado, ser ligado ao empresário Gilmar Bender. A licitação do lixo está sendo disputada por 40 empresas. Com tantos concorrentes, é impossível não ganhar quem apresentar o menor preço. Agora, o edital exigir que os carros da coleta sejam novos, é complicado atestar que isso seja direcionamento. Na verdade, é impedir a participação de empresas de fundo de quintal. Permitir que veículos com 15 anos andem pelas ruas de Juazeiro limpando a cidade é brincar de limpeza pública.  

 
Disse me disse...


CPI da Covid começa hoje no Senado Federal, tendo dois membros do Ceará: Tasso Jereissati e Eduardo Girão.

Cid Gomes é o único que não faz parte. Mandato de Cid no Congresso Nacional não tem brilho. Sua ação parlamentar mostra um senador que parece não trabalhar.

Tasso e Eduardo Girão vão investigar os recursos enviados pelo Governo Bolsonaro para as prefeituras do Cariri para combater a covid.

Essa apuração da CPI da Covid será ampla e envolverá todas as mais de 5.500 prefeituras brasileiras.
 
Os líderes dos partidos da Câmara de Juazeiro do Norte se reuniram nesta segunda-feira para escolher os nomes para a CPI dos Contratados.

Foi difícil porque ninguém queria. Mas, independentemente dos escolhidos, Capitão Vieira é quem comandará a CPI, que nasce fragilizada.
 
Os articuladores políticos próximos ao Palácio da Abolição avaliam a presença do governador Camilo Santana na agenda do dia 30 em Juazeiro.
 
Na agenda do Governador está a inauguração da ala campanha do Hospital Regional do Cariri. Há um temor de que Camilo enfrente manifestações.
 
A unidade é para atender outras doenças que não sejam covid-19. São muitos os casos de infecções pela doença dentro do Regional.
 
Profissionais de saúde do Cariri estão apresentando atestado para sair do combate à covid-19. O desfalque já é sentido por várias Prefeituras.
 
A infecção do vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio, vacinado, acendeu uma luz amarela. O temor é geral e as Prefeituras pagam a conta.

Desculpe a ignorância, quando Ciro Gomes irá desistir de sua candidatura presidencial para apoiar o nome do senador Tasso Jereissati?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ