Jornal do Cariri
Bolsonaro no Cariri ameaça gerar tensão
22/06/21 0:00

 O presidente Jair Bolsonaro agendou uma chegada rápida por Juazeiro do Norte, no próximo dia 24, para desembarcar do avião oficial no aeroporto Orlando Bezerra. Desce, e pega um helicóptero para cumprir agenda em dois estados: Paraíba e Rio Grande do Norte. para os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Bolsonaro irá autorizar o início das obras de mais uma etapa do eixo norte da Transposição do rio São Francisco. Esses eventos de autorização de novas obras do presidente da República agita partidos de esquerda e de direita no Nordeste, e principalmente o Cariri. Há temor de confrontos nas imediações do aeroporto regional do Cariri. A seg urança do presidente esteve na cidade no domingo, dia 20, para planejar a rápida passagem por Juazeiro do Norte. As polícias Civil, Militar e Federal já preparam esquemas de segurança para manter os grupos separados. Por questões de segurança, a assessoria do Palácio do Planalto não confirmou o horário da chegada do presidente.

Bolsonaro não foge de atritos nas ruas
Apesar do GSI – Grupo de Segurança Institucional, comandado pelo general Augusto Heleno, orientar que o presidente Bolsonaro saia de um avião e entre direto no helicóptero, a possibilidade desse conselho ser cumprido é zero. Bolsonaro deverá deixar a aeronave e sair até o saguão do aeroporto regional do Cariri para cumprimentar seus apoiadores. Esse comportamento dele é inevitável, até porque se fizesse diferente estaria assumindo estar fugindo de um confronto dele com os apoiadores dos partidos de esquerda. Se tiver confusão, as polícias que separem, pois o presidente da República vai cumprir sua agenda no meio do povo juazeirense. Essa firmeza dele aumenta a p erspectiva do surgimento de conflitos na agenda presidencial que será cumprida nesta quinta. Favorece aos envolvidos com a segurança a não divulgação do horário. Contudo, os dois lados sabem que os compromissos do presidente Bolsonaro nos estados vizinhos obrigam que ele desembarque até 10horas no aeroporto do Cariri.

Cenário eleitoral do Ceará definido
Hoje, o quadro eleitoral do Ceará está montado. Serão três palanques distintos com candidatos concorrendo ao cargo hoje ocupado pelo governador Camilo Santana. A oposição virá dividida com dois nomes. Capitão Wagner se filia ao PSL, e assume à presidência regional do partido com a missão de disputar o Governo do Ceará. Tenta construir uma ampla frente que hoje já tem os apoios do PP,PRB e negocia ainda com outras legendas como PTB e Patriotas do presidente Bolsonaro. O outro candidato oposicionista tende a ser a deputada federal Luizianne Lins, do PT em aliança com PSB e PC doB. Aqui, há uma indefinição: o PSD se apoiar Lula para presidente, essa vaga de governador pode ser aberta para Domingos Filho, se esse for seu desejo. Mas, hoje, Domingos Filho é do bloco governista. Desse modo, o PDT tentará manter mais quatro anos de poder, para completar o ciclo de 20 anos, com o retorno do senador Cid Gomes. Outras alternativas: o ex-prefeito Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, o deputado federal Mauro Filho e a vice-governadora Izolda Cela. Esses cenários consideram todas as opções. Entretanto, o quadro mais provável é: Cid Gomes versus Capitão Wagner e Luizianne Lins.

Instituto Paraná-Cearanews tem pesquisa
A primeira pesquisa sobre a sucessão do governador Camilo Santana e da corrida ao Senado Federal, na vaga de Tasso Jereissati, será divulgada pelo programa de rádio Ceará News, da Plus FM, e o instituto Paraná. Os resultados sairão tão logo os pesquisadores concluam as enquetes que começam a ser feitas e concluídas ainda nesta semana. Há muita expectativa sobre os números que revelarão o atual momento da corrida eleitoral pelo Abolição. A decisão do Capitão Wagner se lançar candidato surpreendeu aos irmãos Ciro e Cid Gomes. Havia a crença que Wagner não entraria na briga por cargos majoritários colocando em risco seu mandato. Só que Wagner lançará sua mulher, Dayane Wagner, candidata a deputada federal pelo PRB. Ciente que a candidatura Wagner hoje é um fato, Cid está mais interessado em acompanhar os movimentos dentro do PT cearense. Reconhece que os ataques de Ciro a Lula inviabilizaram uma aliança. Mas, não desiste do acordo mesmo sabendo das dificuldades. Não quer perder o apoio do PT. Porém, dessa vez a ordem vem de Lula; romper com os FGs e tentar derrotá-los no Governo.

Camilo continua tentando unir Ciro e Lula
O governador Camilo Santana chegou no sábado no Cariri. Veio para Barbalha. Permaneceu na região até ontem,20, quando participou da inauguração do Mais Nutrição, ainda em Barbalha. Aproveitou esses dias para conversar com o coordenador nacional do PT para Eleições 2022, deputado federal José Guimarães. Na pauta, a insistência de Camilo em reaproximar Lula de Ciro Gomes. Guimarães ouviu, mas descartou. Até porque Ciro não quer saber dessa proximidade. Tanto, que em entrevista ao humorista Rafinha Bastos fuzilou Fernando Haddad e a Lula. Chamou Haddad de “bandido”, e anunciou que irá cem vezes para Paris se Lula for para o segundo turno c ontra Bolsonaro. Esse discurso de Ciro inviabiliza o sonho de Camilo de ter palanque duplo no Ceará. Sim. Camilo antecipou para Guimarães,confirnando o que a coluna já publicou: não pretende sair do PT e irá ser candidato ao Senado.
 
Fabiano e Yuri são do PL Bolsonaro 
O pastor evangélico e radialista Francisco Fabiano e o empresário Yuri do Paredão devem formar dupla nas eleições do próximo ano. Na última semana, se reuniram com a direção municipal do PL de Juazeiro do Norte para planejar o início da campanha para a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa. Fabiano vai para federal e Yuri estadual. O presidente do partido, Gutemberg Campos, garante que os dois terão apoio de outras lideranças da legenda no Estado, como o deputado federal Júnior Mano. O detalhe: o PL é da base do governo petista de Camilo Santana, mas tanto Yuri quanto Fabiano devem votar na reeleição do presidente Jair Bolsonaro. No Cear á, a maioria dos prefeitos do PL deve apoiar a candidatura de Ciro Gomes ao Planalto. Se o PL forçar a verticalização, os dois podem ter problemas. Já em Juazeiro, os dois fazem oposição ferrenha ao prefeito Gledson Bezerra.

Procuradora não se achou impedida
A procuradora Eleitoral, Lívia Maria, deu parecer condenando o prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, e seu vice, Giovanni Sampaio, por crimes eleitorais propondo a cassação do mandato deles e a inelegibilidade por oito anos. Dra Lívia Maria não achou por bem se declarar suspeita, mesmo tendo seu nome sido envolvido em operação da Polícia Federal realizada tempos atrás tendo como alvo um dos interessados diretos na condenação de Gledson: o deputado federal Pedro Bezerra. Por esse problema, teria sido mais apropriado da parte da procuradora Lívia Arruda não se envolver nesse processo. Delegar esse trabalho a outro colega do Ministério Público. Dr a Lívia pensou diferente, e ao agir assim, está sofrendo desgastes. A força de seu parecer está sendo contestada dentro do TRE do Ceará. Não foi marcado o julgamento de Gledson e Giovani Sampaio.
 
Disse me disse…

  • Em sua passagem por Juazeiro do Norte, o deputado estadual Fernando Santana esclareceu sua mudança de domicílio eleitoral.
  • Além de questões de fórum pessoal, Fernando disse ter mudado por incentivo dos amigos e por já residir na cidade há mais de 10 anos.
  • Fernando disse que participará da eleição do próximo ano como candidato à reeleição e não descartou ser candidato a prefeito em 2024. 
  • O prefeito Gledson Bezerra continua sua saga para construir maioria na Câmara. Na última semana o prefeito esteve reunido com vereadores. 
  • Gledson esteve com Marcio Joia e Beto Primo, os nomes mais próximos do prefeito na Câmara. Na pauta da reunião, estratégia de avanço na Casa. 
  • O ex-candidato a prefeito do Crato, Aloísio Brasil, tem tentado influenciar à população cratense em seus vídeos nas redes sociais.
  • Mas, agora Aloísio foi longe demais: acredita estar conseguindo influenciar até o Governo do Estado com suas críticas.
  • Senador Cid Gomes negocia com deputado estadual Nelinho sua filiação ao PDT, para que ele concorra a uma vaga à Câmara Federal pelo partidos dos FGs.
  • Nelinho resiste porque não quer dividir palanque em Juazeiro do Norte com o ex-prefeito Arnon Bezerra e seu filho, deputado Pedro Bezerra.
  • Desculpe a ignorância, a procuradora eleitoral Lívia Maria devia ter se declarado impedida no julgamento do processo de cassação do prefeito Gledson Bezerra no TRE-Ceará?
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ