Jornal do Cariri
Bases divididas, derrotam e consagraram prefeitos nas urnas
11/10/22 0:00

A divisão de bases eleitorais foram uma constante nessa eleição. Claro, houve casos de divisão por estratégia e outras por rompimentos políticos, que acabaram derrotando prefeitos. Uma dessas derrotas aconteceu em Abaiara, onde dois grupos que pertenciam à base do prefeito Afonso Tavares saíram vitoriosos da eleição. Liderados pelo presidente da Câmara, Manuel Alves, o grupo de vereadores Ricardo Leite, Bilu e Deda Jó, emplacaram os dois primeiros lugares nas disputas a federal e estadual. Eliane Braz (19,10%) e Guilherme Landim (39,60%) lideraram às urnas. O prefeito Afonso também votou em Guilherme, mas seu federal, André Figueiredo, teve apenas 17,89%. Outro grupo que saiu forte da disputa, foi liderado pelo vice-prefeito Ângelo Furtado (Angim) e o ex-prefeito Chico Sampaio. Eles votaram em Fernando Santana (19,91%), segundo colocado, e José Guimarães (15,60%), terceiro. Os dois grupos, agora, devem disputar a sua sucessão. Afonso nem senta na mesa.

Mesmo dividindo a base, Libório sai consagrado

O resultado da eleição tambémconsagrou o prefeito de Assaré, Libório Leite. Mesmo com a base dividida para ajudar no projeto do ex-governador Camilo Santana, o prefeito emplacou as duas primeiras posições nas disputas de estadual e federal. O destaque foi para disputa a estadual, onde Nizo Costa teve 41,23% e Fernando Santana 15,09%, e ficaram em primeiro e segundo, respectivamente. O candidato do ex-prefeito Evanderto Almeida teve pouco mais de 10% dos votos. Já Eunício Oliveira ficou apenas com 8,32%. Nessa disputa de federal, o primeiro foi André Figueiredo, com 23,22% e Idilvan Alencar com 19,62%, ambos apoiados pela base de Libório. Evanderto sai do pleito derrotado.

Em Santana, oposição unida tem derrota acachapante

Se alguém tinha dúvidas sobre a diferença de votos entre oposição e situação em Santana do Cariri, a eleição do último dia 2 mostrou a realidade. O atual prefeito, Samuel Werton conseguiu, mesmo com parte da base dividida, dar mais que o dobro dos votos aos seus candidatos a estadual e federal, frente aos candidatos do ex-prefeito Pedro Henrique. Apoiados por Samuel, Fernando Santana e Idilvan Alencar tiveram 32,96%e 31,85%, respectivamente. Os segundos colocados foram Marcos Sobreira, com 11,86% na disputa estadual, e Eunício Oliveira, com 13,35% na disputa a federal. É bom ressaltar que o grupo de Pedro Henrique teve o apoio do ex-candidato Vicente Brilhante. Foi uma derrota acachapante.

Prefeito Zé Helder vence, mas não convence

Para manter o poder é preciso mostrar forma em eleições, isso é fato. E o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helter, sabe bem disso. Na eleição deste ano, Zé Helder emplacou seus dois candidatos em primeiro lugar e com votações bem próximas. O federal Domingos Neto teve 23,60% e Guilherme Landim ficou com 26,11%. Positivo pelas primeiras posições, mas preocupante pelos percentuais. A avaliação é que os percentuais são baixos. O bom desempenho de Mauro Filho, Yury do Paredão, José Guimarães, federais; e os estaduais Agenor Neto, Julinho e Nizo Costa, mostra uma pulverização que poderá decidir a próxima eleição. Já cresce a especulação de nomes, sem passar por Zé Helder.

Enquanto isso...

Ainda em Várzea Alegre, a grande pulverização dos votos para estadual e federal, mostra a força das lideranças na Câmara. Hoje, a avaliação é que uma candidatura indicada por Zé Helder, pode não ser consenso na base.

Para completar, Zé Helder tentou pegar carona nos 79,99% dos votos de Lula para presidente. Recentemente, o prefeito disse que a votação tem muito do seu empenho. Foi motivo de piada.

Em Jati, a prefeita Monica Mariano mostrou que sabe como usar a máquina pública. Não cumpre decisões judiciais, ignora orientações do Ministério Público e consegue blindar a gestão contra a oposição.

E os resultados vieram das urnas. A prefeita conseguiu emplacar os primeiros lugares nas disputas federal e estadual. O estadual, Guilherme Landim teve 47% dos votos e o federal, Domingos Neto, 29%. Saiu forte!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ