Jornal do Cariri
Base do prefeito de Aurora está esfacelada
28/06/22 0:00

O prefeito de Aurora, Marcone Tavares, vive seu pior momento político desde que foi eleito. Os desgastes internos estão motivando rompimentos na base e, pior, todos detonando o gestor. O primeiro foi o vice-prefeito Antônio Landim, que não poupou críticas e chegou a pedir desculpas a quem o viu com o prefeito durante a campanha. “Me sinto chateado com isso, porque não sei me esconder e não sei mentir”, desabafou. Antônio Landim disse que o prefeito poderia enganar com horas de trator, na educação, na obra, mas pediu que não o fizesse na saúde. Na mesma semana, o efeito dominó atingiu a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia, que saiu atirando: “saio por não aceitar certos caprichos e pressões”. Ana se recusou a assinar uma reforma de R$ 500 mil com suspeita de superfaturamento. Outro a deixar a gestão foi o assessor de comunicação, Henrique Macedo, que se despediu se dizendo aliviado por não se desviar. O prefeito Marcone se mantém em silêncio.

Balde de água fria na oposição de Assaré

Prefeito e vice de Assaré estão livres de mais uma acusação de abuso de poder e compra de votos - praxe em campanhas eleitorais para buscar o desgaste político. No caso de Assaré, o prefeito Libório Leite e a vice Niza Costa já comemoraram sucessivas vitórias, desde a primeira instância ao Ministério Público Eleitoral. A decisão do Pleno do TRE, no dia 21 por 7 a 0, foi um balde de água fria nas pretensões do ex-prefeito Evanderto Almeida, de disputar uma eleição suplementar. Terá que esperar até 2024. A denúncia acusa o Governo do Estado de favorecer Libório na entrega de poços profundos na zona rural do Município. O TRE seguiu as outras decisões, que não viram consistência nas provas.

Prefeito de Abaiara muda rumo e votará no PDT

O prefeito de Abaiara, Afonso Tavares, surpreendeu até apoiadores com suas articulações eleitorais. Antes fechado com a reeleição do deputado federal José Guimarães e o estadual Moises Braz, Afonso anunciou que votará em André Figueiredo para federal e Guilherme Landim para estadual. Imediatamente, a base de Guimarães acusou o prefeito de traição. Só esqueceu que em 2018, Afonso estava fechado com as candidaturas indicadas por Eunício Oliveira, inclusive assinou ficha de filiação ao MDB. Mas, acabou ficando no PT e votando em Guimarães e seu indicado para estadual.

Mais um cerco do MP em Altaneira

A gestão Dariomar Rodrigues, em Altaneira, parece longe de uma paz política. Cercado por crises políticas e investigações policiais, Dariomar pode enfrentar mais uma ação do Ministério Público do Estado (MP). Desta vez, por contratações temporárias. Uma orientação do MP, do dia 20, pede a suspensão do processo seletivo para contratações e estudo financeiro para realização de concurso público. O edital, que iniciou as inscrições em um feriado, 16 de junho, e termina num domingo (19), é questionado sobre a necessidade das contratações, inexistência de vagas e ausência de justificativa. Para o MP, a seleção não tem caráter temporário. Dariomar e seis secretários têm 10 dias para responder.

Enquanto isso...

O prefeito de Aurora, Marcone Tavares, garantiu a esta coluna que já exonerou os parentes dele, dos vereadores e de secretários, seguindo a orientação do Ministério Público do Estado.

Marcone chegou a questionar a orientação, por avaliar como exagerada. Citou um dos cargos ocupado por um concursado e com grau de parentesco muito distante. A orientação foi de abril e cumprida na última semana.

No domingo, o deputado estadual Fernando Santana esteve em Farias Brito para uma agenda com o ex-prefeito Vandevelder Freitas e os vereadores Deir, Chicão e Edson. Confirmou seu nome no grupo de oposição.

Fernando disputa a maior votação no Município com Agenor Neto, nome do ex-prefeito Zé Maria, e Davi de Raimundão, candidato do prefeito Deda Pereira. Na verdade, a disputa é entre Deda, Vandevelder e Zé Maria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ