Jornal do Cariri
Base aliada de Jardim lança mais uma pré-candidatura
27/02/24 0:00

Pelo menos três nomes da base aliada que elegeu o prefeito Aniziário Costa (PT), em Jardim, aparecem como pré-candidatos para a disputa deste ano. O mais recente é o médico Antônio Coutinho, filiado ao MDB e aliado ao presidente da Câmara, Zé Napoleão (MDB). Coutinho lançou seu nome no fim de janeiro. O primeiro a ser lançado foi o vice-prefeito Antônio Neto, a partir do grupo do ex-vereador Pequim Roriz (PSB). O grupo está rompido com o prefeito Aniziário e garante que vai à disputa. Antônio Coutinho ainda não teve o apoio direto de Aniziário, mas garante estar pronto ao diálogo. Aniziário tem repetido que só se manifestará próximo ao início da campanha. O outro nome cogitado, a partir da base, é o da ex-candidata Cremilda Bringel (PSD), que não se manifestou oficialmente, mas é colocada no páreo. O detalhe é que Cremilda tem conversado com a candidata da oposição, Cléa Luz (PDT). Cremilda e Antônio Neto reclamam de distanciamento do prefeito Aniziário.

Fiel da balança, Hellosman pode ter candidato em Milagres

O ex-prefeito Hellosman Sampaio pode surpreender na disputa deste ano em Milagres. Como os bastidores já anunciavam, o ex-prefeito não está fechado com a pré-candidatura de Abraão Sampaio. A tendência é que os dois estejam em palanques diferentes, ainda por divergências durante a campanha de 2020. Hellosman não descarta lançar um nome para a disputa, que pode ser Neto Napoleão, candidato em 2016. Apesar de avaliar o lançamento de uma pré-candidatura, pessoas próximas de Hellosman garantem que ainda há espaços para conversas. No grupo do prefeito Cícero Figueiredo (PT) já tem um debate aberto para atrair Hellosman para a base aliada. No grupo do Abraão, a aproximação não é cogitada.

Vice de Várzea Alegre rompe com prefeito e vai à disputa

A disputa eleitoral em Várzea Alegre vai dividir a base aliada do prefeito Zé Helder (MDB). Um dos nomes cogitados para a sucessão de Zé Helder, o vice-prefeito Fabrício Rolim (PDT), anunciou, no dia 15, que será candidato, independente do apoio do prefeito. Fabrício rompeu com a base aliada e articula uma conversa com os líderes da oposição, o ex-prefeito Vanderlei Freire e o pré-candidato Chico Neto, filho do vereador juazeirense Beto Primo. Na base de Zé Helder é dada como certa o lançamento da pré-candidatura do seu sobrinho, conhecido como Flavinho. Filiado ao MDB, Flavinho deve procurar outra sigla, já que a relação de Zé Helder com o presidente estadual do partido, Eunício Oliveira, está estremecida.

PT de Santana vai ficar com o prefeito Samuel

Depois de muitas discussões o PT de Santana do Cariri deve mesmo ficar sob o comando do prefeito Samuel Werton. A discussão foi concluída no dia 22, em Brasília, e a garantia foi dada pelo deputado federal José Guimarães (PT), que fez convite definitivo para que o prefeito se filie ao partido. Da reunião ficou o mês de março para a filiação, faltando fechar a data. No mesmo dia, Samuel esteve com o deputado estadual Fernando Santana (PT) e o ministro Camilo Santana (PT), que deram garantia de que o partido estará sob seu comando. A decisão criou uma tensão com o vice-prefeito, João Cabral (PT), que ameaça deixar o partido e seguir seu próprio projeto político. Ele ameaça lançar candidatura própria.

Enquanto isso...

Em Abaiara, o prefeito Afonso Tavares (PT) anunciou uma aliança inusitada. Vai estar ao lado do ex-candidato Pedro Marcos, adversário histórico. Pedro deixa o MDB, onde foi candidato em 2020, pelo AGIR.

Na foto postada nas suas redes sociais, domingo (25), Afonso estava ao lado de Pedro Marcos e da sua neta, a secretária de Saúde, Elenita Rayane. A avaliação é que a dupla deve compor a chapa defendida por Afonso.

Em Nova Olinda, o prefeito Ítalo Brito (PT) comemora o fechamento de aliança com o PSD. O partido estava sob o comando do ex-prefeito Afonso Sampaio. O PSD deve indicar o vice na chapa de Leonardo Brito.

Em Potengi, o candidato da oposição Salviano Alencar deve mesmo se filiar ao PDT. Salviano conversava com o Republicanos, mas um encontro com o deputado federal André Figueiredo foi decisivo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ