Jornal do Cariri
Barbalha registra baixa umidade do ar
Baixa umidade do ar favorece doenças respiratórias
Baixa umidade preocupa. Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
Robson Roque
23/07/20 17:00

Com o final do período chuvoso, cidades cearenses começam a registrar baixa umidade do ar. Barbalha (28%), no Cariri, e Tauá (21%), no Sertão dos Inhamuns, ficaram com índice abaixo dos 30%. 

Municípios que com a taxa de umidade abaixo deste indicador acendem o sinal de alerta, conforme critérios da Organização Mundial de Saúde. O ideal é que a umidade relativa do ar varie entre 50% e 80%.

Com a umidade baixa cresce o risco de doenças, já que as vias respiratórias se esforçam mais e, com isso, as defesas do corpo diminuem. Veja, a seguir, algumas dicas para umidificar o ar em sua casa e aliviar os problemas respiratórios.

1. Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal.

2. Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos.

3. Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas.

4. Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir.

5. Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da velha e boa manteiga de cacau: é barata e infalível.

6. Evite fazer exercícios físicos entre as 10 e as 16 horas.7. Finalmente, mas não menos importante, considere a compra de um bom umidificador de ar portátil para a casa. Há no mercado diversos modelos ¿ silenciosos e que economizam energia.

PUBLICIDADE
PUBLI_Requerimento_ASV.pdf
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ