Barbalha decreta lockdown por 10 dias
Medidas então em vigor a partir desta quarta-feira (12).
Foto: Divulgação.
Luan Moura
11/05/21 19:00

A partir desta quarta-feira (12), o município de Barbalha entrará em lockdownno por 10 dias. A decisão foi anunciada em live nas redes sociais pelo prefeito do município, Guilherme Saraiva, e a secretária de Saúde, Sayonara Cidade, e tem como base o aumento na média móvel de casos. Entre as principais restrições, estão o fechamento de comércio não-essencial e os serviços essenciais funcionando de 6h às 20h. Também estão proibidas a prática de atividades escolares presenciais e atos religiosos. O documento prevê aplicação de multas à pessoas físicas ou jurídicas que descumprirem o decreto;

Para o prefeito, Guilherme Saraiva, a situação é alarmante e o fechamento total foi inevitável. “Em janeiro tivemos aumento de 36,37% de novos casos, em março 38,32% mais pessoas confirmadas com a doença. E agora, 45,57% em apenas 10 dias do mês de maio. E já ultrapassamos a marca de mais de 100 óbitos. É uma medida dura, mas o que a gente precisa nesse momento é preservar vidas”.

O município registrou três no mês de janeiro, três em fevereiro, 10 em março, 16 em abril e nove neste mês de maio. Segundo o prefeito, mesmo com 50 leitos contratados, temem que o serviço de saúde sofra um colapso.“Ano passado, a Prefeitura recebeu R$ 44 milhões do Ministério da Saúde para a covid-19, este ano não recebemos nada. Todo mundo já está cansado de isolamento social, mas se a gente não fizer isso, o sistema de saúde vai entrar em colapso”, concluiu o prefeito.

As informações são da Prefeitura de Barbalha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ