Jornal do Cariri
Barbalha cancela oficialmente Festival Cultural de Santo Antônio
Artistas deverão receber cachê de suas apresentações
Foto: Prefeitura de Barbalha
Joaquim Júnior
27/05/21 11:00

O Festival Cultural da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio: Salvaguarda das Tradições, que aconteceria de forma remota entre 29 de maio e 13 de junho, foi cancelado. O anúncio oficial foi feito pelo Governo Municipal de Barbalha e levou em consideração o crescimento contínuo de casos e óbitos devido à covid-19. Diante disso, um Projeto de Lei para auxílio aos artistas barbalhenses que se inscreveram no edital será encaminhado à Câmara Municipal.

 “Mesmo sendo um evento online, restrito a poucas pessoas, eles estariam expostos. Consultamos o Núcleo de Epidemiologia e a Vigilância Sanitária e não foi recomendado proceder com a festa. Em todo o ano de 2020 morreram 66 barbalhenses, em maio deste ano já foram mais de 30 e o mês ainda nem acabou. Praticamente a metade do ano passado em menos de um mês. É por isso que estamos endurecendo as medidas de restrição”, afirmou Guilherme Saraiva, prefeito de Barbalha, ao citar que muitos artistas e mestres da cultura são idosos ou pertencem aos grupos de risco ao coronavírus.

A Gestão Municipal enviará o Projeto de Lei de Auxílio Cultural Santo Antônio à Câmara de Vereadores.  O secretário municipal de Cultura e Turismo, Isaac Luna, afirmou que o benefício será exclusivo aos artistas barbalhenses que se inscreveram no chamamento público entre 14 e 20 de maio. “São R$ 500,00 o mesmo valor pago pelo Governo do Estado. Não haverá seleção, todos os artistas que se inscreveram no edital nesse período poderão receber, pois já que o festival foi cancelado, eles deixaram de receber o cachê de suas apresentações. Respeitamos o luto que vive nossa cidade e os artistas, para evitar qualquer tipo de risco aos nossos fazedores de cultura”.

Com informações da Prefeitura de Barbalha

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ