Jornal do Cariri
Baixa representatividade feminina
Foto: Divulgação.
Regy Santos
26/03/24 11:05

O Partido dos Trabalhadores oficializou, no último sábado (23), 19 nomes masculinos e apenas dois femininos para as eleições municipais deste ano no Cariri: as pré-candidatas Silvania Andrade e Mônica Mariano, de Altaneira e Jati, respectivamente. Silvania ocupa uma cadeira na Câmara Municipal. Já Mônica está no mandato de prefeita e almeja reeleição. A quantidade de candidaturas femininas no evento do último sábado reflete, ainda, a deficiente participação de mulheres na política e fortalece os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a pouca representatividade feminina nos executivos cearenses.

Remanejamento

Por meio do decreto, nº 2203008/ 24-GP de 22 de março de 2024, o município de Jardim remanejou o feriado desta segunda-feira (25), Data Magna no Ceará, para a quinta-feira, 28 de março, em razão dos festejos tradicionais da Semana Santa do Município. Desta forma, ficou decretado ponto facultativo o expediente do dia 28, quinta-feira santa, em todos os órgãos e entidades da Administração.

Saúde Mental

Priorizando a saúde mental, o município de Altaneira promoveu, na última semana, palestra com o tema “Saúde mental da mulher trabalhadora”. As discussões contaram com a presença de psicóloga especialista e demais profissionais qualificados. A participação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes fortaleceu e ajudou a aprofundar o debate.

Fiéis

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Porteiras, celebrou o  Domingo de Ramos com a tradicional procissão, que percorreu as ruas e contou com a participação de fiéis de todas as idades. A missa, presidida pelos párocos José Sampaio e Zilclécio Ferreira, foi marcada por momentos de reflexão e oração.

Aulas

A Banda Filarmônica de Penaforte deu início a um curso de música, na última semana, direcionado para alunos a partir do 9º ano. O curso é ministrado pelo  professor Edivaldo Pereira de França Júnior, de Parnamirim/PE.  Durante as aulas, os participantes terão a oportunidade de aprender e aprimorar suas habilidades musicais.

Prefeito de Campos Sales é um dos filiados ao PT

As filiações realizadas pelo Partido dos Trabalhadores no Cariri, no último sábado, influenciam diretamente nos cenários dos municípios. Em Campos Sales, a chegada do atual prefeito João Lima Campos, no PT, mexe nas peças do jogo político do Município. O ex-prefeito Moésio Loiola (que ajudou João Lima a se eleger na cidade), agora, retorna como adversário filiado ao PP (Partido Progressista). A liderança mantém força política em Campos Sales e poderá dar trabalho ao PT, que tem como meta alcançar o Executivo da cidade.

 Prefeito de Potengi oficializa seu pré-candidato

Ainda durante o evento de lançamento de pré-candidaturas do PT, em Juazeiro,  o prefeito de Potengi, Edson Viriato, esteve acompanhando o seu possível sucessor, Luã Almino, na oficialização de sua candidatura para as eleições deste ano (2024). Além de ter o apoio do gestor, o pré-candidato também conta com as bênçãos do deputado federal José Guimarães. Com movimentações intensas, a oposição também monta peças no cenário político, com filiações realizadas ao Partido Democratico Trabalhista. As articulações são comandadas pelo pré-candidato Salviano Alencar (PDT) e resultaram nas filiações de vereadores e do atual vice-prefeito do Município, Humberto de Barros, ao PDT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ