Jornal do Cariri
Bacia do Salgado atinge aporte superior a 51%
Açudes registraram a melhor marca dos últimos dez anos para o mês de novembro
Foto: Cogerh
Joaquim Júnior
26/11/22 8:30

A Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) anunciou que o aporte hídrico dos 157 açudes monitorados pelo Estado do Ceará atingiu, no mês de novembro, a melhor marca dos últimos dez anos para este mês. De acordo com o Portal Hidrológico, o total registrado foi de 33,1% de água acumulada – marca que foi superada apenas em novembro de 2012. Atualmente, a Bacia do Salgado, que concentra reservatórios do Cariri, está com reservar acima de 51%.

Imagem: Ascom SRH

“De 2013 pra cá, o aporte dos açudes foi decaindo, chegando a atingir os menores índices em 2016, 2017 e 2018. No mês de junho, final da estação, os açudes se encontram sempre no seu melhor momento. Neste ano de 2022, chegamos a quase 40%. O último ano que atingimos esse percentual foi em 2013, quando atingimos mais de 40%”, explica o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira. Como avalia, se houver uma quadra chuvosa regular ao final de junho de 2023, será possível uma situação confortável dos açudes cearenses.

Dessa forma, com a água acumulada nos açudes, o ano de 2023 começa com objetivo de aportar mais água para continuar garantindo o abastecimento hídrico do Estado, diferentemente dos anos anteriores, que primeiro precisavam recuperar os reservatórios secos para iniciar os aportes consideráveis. Apesar dos bons índices, o Estado do Ceará apresenta uma irregularidade pluviométrica e aportes de açudes indefinidos, como explica o secretário Teixeira. “Portanto, é preciso o uso racional da água para que tenhamos sempre alguma segurança”, conclui. Com informações da SRH

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ