JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Azul mantém o fim dos voos, mesmo com pressão política
Pressão política não exerce efeito e Azul mantém fim de voos
Foto: Robson Roque - Jornal do Cariri
Robson Roque
28/01/25 0:00

A Azul Linhas Aéreas informou ao Jornal do Cariri que manterá o cancelamento de voos diretos entre Juazeiro do Norte, Fortaleza e Recife. A decisão, confirmada por e-mail nesta segunda-feira (27), será mantida, mesmo após investidas da classe política, composta pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, prefeitos, e deputados federais e estaduais que representam a região do Cariri.

A empresa informou que a “mudança faz parte do planejamento operacional” e que os “clientes impactados estão sendo informados devidamente e recebendo a assistência necessária”. A companhia aérea também destacou as negociações com o Governo do Ceará sobre a situação, ao reforçar “que vem mantendo conversas com as autoridades locais, buscando o melhor encaminhamento possível ao tema, dentro desse cenário desafiador”.

Na semana passada, o governador Elmano de Freitas se reuniu com representantes da companhia aérea, em negociação para a manutenção dos voos. Aos empresários, Elmano destacou a necessidade de restabelecer a rota sem escalas e fortalecer a malha aérea estadual. 

“Pela importância que Juazeiro tem do ponto de vista do turismo religioso, mas também pelo potencial econômico da região do Cariri, estamos discutindo com a Azul como fortalecermos ainda mais voos para o Ceará, para garantir o fortalecimento do turismo e da nossa economia em todas as regiões do Ceará”, informou o governador.

O cancelamento dos voos foi pensado “como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda”, conforme a Azul informou ao Jornal do Cariri. Sem voos diretos, uma viagem aérea entre Juazeiro do Norte e Fortaleza pode demorar mais do que ir do Cariri para Buenos Aires, na Argentina, ou para Santiago, no Chile. 

A duração estimada de um voo sem escalas da região para a capital cearense é de 1h15min. Com a suspensão anunciada, o trajeto, com escalas, pode demorar de 9h50min até 13 horas. As passagens também tendem a custar pelo menos quatro vezes mais do que o valor praticado atualmente.

Mobilização política
Políticos com ligação com o Cariri garantiram a continuidade de voos diretos entre Juazeiro do Norte, Fortaleza e Recife. Deputados federais e estaduais, o prefeito Glêdson Bezerra e o governador Elmano de Freitas se mobilizam desde que a Azul Linhas Aéreas confirmou, no dia 20 de janeiro, o fim dos voos sem escalas, do Cariri para as duas capitais. 

A suspensão mobilizou a classe política na semana passada. “Já travamos outras lutas. Então essa é mais uma luta que vamos travar”, disse o deputado federal Eunício Oliveira (MDB), revelando ter obtido a garantia do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa, de que o Governo Federal intervirá no caso. “Juntos, vamos encontrar uma solução para resolver esse que é um problema que afeta o desenvolvimento de Juazeiro e de toda a região. Juazeiro é uma cidade polo. É um hub de toda a região e não pode perder essa oportunidade de desenvolvimento”, considera Eunício.

Líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, José Guimarães assegurou a continuidade dos voos “com a Azul ou com outra empresa”. O deputado federal Yury do Paredão (MDB) contatou o vice-presidente da companhia, pedindo que revejam a decisão.

“A conexão direta entre Juazeiro e Fortaleza é fundamental para a economia do Cariri. Atrai turistas, facilita o escoamento da produção e gera mais empregos para a região. Seguirei em diálogo com a empresa, governo estadual e federal, para evitar esse enorme retrocesso”, avaliou Yury. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE