Jornal do Cariri
Avanço da vacinação possibilita volta às aulas no Cariri
Municípios criaram protocolos para garantir retorno seguro
Foto: Prefeitura de Crato
Robson Roque
28/09/21 8:00

Assim como Crato, que retomou as aulas presenciais nas escolas públicas no último dia 8 de setembro, Juazeiro do Norte também deu sinal verde para que alunos voltem a frequentar o espaço físico dos colégios. No Crajubar, apenas Barbalha não tem previsão para o retorno presencial. A retomada ocorre em meio ao avanço da vacinação. Na rede municipal cratense, cidade que começou a imunizar adolescentes de 14 anos, o retorno foi para turmas da segunda série, do quinto ao nono anos, Infantil V e Educação de Jovens e Adultos. "Não gostava de estudar em casa, não é a mesma coisa. Gostei muito de rever meus colegas e também da nova escola", conta Yatagan Arla Barbosa, do 2º ano da Escola 8 de Março. A movimentação da escola também trouxe felicidade para os pais. "É muito bom ver a escola assim. Já vim assinar a autorização para minha filha retornar. Ela está no 4º ano, deve voltar na próxima turma", comemora a dona de casa Kerliene Alves.

As aulas em Juazeiro do Norte, uma das maiores redes escolares do Ceará, retornarão a partir de 03 de outubro, sob a condição de teste. Primeiramente, somente voltarão alunos do 5º e 9º anos, além de reuniões de pais e professores, bem como eventuais atendimentos a alunos com dificuldade de aprendizagem. “A partir de 03 de novembro, a gente volta pontualmente com o Infantil V, 5º e 9º ano de todas as escolas”, explica a secretária de Educação, Pergentina Jardim. Quinze dias após o retorno, a Seduc analisará indicadores para avançar para outras turmas. A gestora acrescenta que o plano para a retomada foi planejado nos últimos seis meses, “discutindo o que estava acontecendo e, muitas vezes, indo para a estaca zero, porque novas evidências da doença vinham e entrávamos em parafuso: como fazer esse plano se a doença evidenciou novos casos?”, conta.

O município juazeirense planejou o retorno das atividades a partir da criação do Comitê Municipal de Retorno Seguro. Também vai distribuir um kit sanitário para as 90 escolas, contendo: álcool em gel, máscara, colchonete, pulverizador, termômetro. “Faz quase dois anos que estamos funcionando no formato remoto e, agora, temos a proposição de um retorno gradual. Então, isso tem que ser feito com planejamento, cuidado e monitoramento, que é uma coisa que nos preocupamos muito: não em começar e apenas ir fazendo, mas precisamos monitorar cada situação”, considera a secretária.

A secretária também chamou a atenção para o fato de o Município não ter replicado o plano estadual para a retomada das aulas. “Somos uma rede de 90 escolas. Então, são 90 situações distintas. Reconhecemos nossas particularidades e, por isso, a orientação foi a de que cada município desenhasse o seu plano, levando a legislação vigente como orientação, mas também olhando para as nossas particularidades”, argumenta. 

Flexibilização
Apesar de não haver previsão para a volta às aulas em Barbalha, o Município avançou na flexibilização das atividades. Na quinta-feira (23), o Comitê Técnico de Enfrentamento à Covid-19 do Município seguiu decisão do Governo do Ceará, em permitir as atividades presenciais de ensino para a capacidade total de alunos por sala de aula, garantindo o direito ao ensino híbrido e remoto. “Vale ressaltar que a Vigilância Sanitária será porta de entrada para autorização e orientação desses eventos”, comenta o coordenador do órgão barbalhense, Henrique Albuquerque, citando a flexibilização de outros setores, como restaurantes, e atividades, a exemplo das apresentações musicais.

Modelos
A Secretaria de Educação do Ceará elaborou três modelos de retorno das aulas para servirem como modelos aos municípios. Apesar da iniciativa, a Seduc reforçou que "cabe a cada município cearense o gerenciamento das suas escolas". O primeiro modelo, chamado de “Rotação por estações”, sugere a organização da sala de aula em grupos. O segundo, “Laboratório Rotacional”, prevê a divisão da sala em dois espaços com atividades distintas. Já o terceiro, “Sala de aula invertida”, amplia o protagonismo dos alunos por meio do envio prévio de material para que o aluno estude em casa e complemente o aprendizado e debate o assunto na escola.

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