Jornal do Cariri
Avanço da covid-19 acende sinal de alerta no Cariri
Preocupação de autoridades é desacelerar o contágio e evitar a ocupação total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
Joaquim Júnior e Robson Roque
16/06/20 0:00

O Governo do Ceará demonstra preocupação com o crescimento diário de casos da covid-19 no Cariri, enquanto a capital Fortaleza contabiliza redução na propagação do novo coronavírus. No sábado (13), o governador Camilo Santana (PT) advertiu que a região está sob alerta. “Há uma percepção do crescimento [de casos]. Então, há uma preocupação no Cariri que está nos alertando. Está acendendo a luz amarela”, afirmou Camilo. O aumento do número de pessoas infectadas é acompanhado da preocupação quanto à procura e ocupação dos leitos em unidades de saúde. Na segunda-feira (15), a região contabilizou 2.594 casos confirmados de covid-19 e 88 óbitos devido à doença. Juazeiro se mantém como epicentro da doença, com 1.127 confirmações e 33 óbitos. Pouco mais de um mês atrás, em 11 de maio, os registros no Cariri eram de 137 casos confirmados e 15 óbitos. 

No Hospital Regional do Cariri, que atende a 45 municípios da macrorregião, a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chegou a 78%: há 47 leitos ocupados, de um total de 60 – o máximo que o equipamento suporta. Dos 50 leitos de enfermaria, 29 estão ocupados (58%). Juazeiro tem, ainda, 30 leitos clínicos no Hospital São Lucas e 32 na Unidade de Combate à Covid-19. Outros 80 estão sendo montados no Hospital de Campanha, que deve funcionar no Ginásio Poliesportivo.

Dos 29 municípios da região, conforme aponta o Integrasus, os Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Barbalha, Granjeiro e Araripe somam 101 leitos de UTI instalados. Destes, 63 estavam ocupados até a tarde desta segunda-feira (15). Os números preocupam, já que os casos positivos do novo coronavírus seguem em crescimento na região, dia após dia, e o sistema de saúde pode não suportar a demanda. Os leitos de enfermagem estão em 19 municípios e chegam a 418, com 71 ocupados.

Mais detalhe na edição semanal do Jornal do Cariri, que está disponível no link na barra superior do site.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ