Jornal do Cariri
Aumento de casos de covid-19 impede flexibilização de setores
Municípios de menor porte apresentaram aumento exponencial nos casos confirmados de covid-19.
Municípios do Cariri registraram mais de 1.700 casos confirmados de covid-19.
Robson Roque e Joaquim Júnior
09/06/20 8:00

As 29 cidades do Cariri permanecem na fase zero (de transição) da reabertura gradual dos setores econômicos enquanto outras regiões do Ceará, a exemplo de Fortaleza, avançam para a Fase 1. A decisão, anunciada pelo Governo do Ceará, mantém o funcionamento de apenas alguns serviços, em vez da reabertura de outros, diante do crescente número dos casos de covid-19 no Cariri. Um mês atrás, em 04 de maio, 20 dos 29 municípios da região atestavam casos positivos, com 92 confirmações ao todo. No início desta semana, são 28, com total superior a 1.700 confirmações.

Nesse intervalo de tempo, registros em municípios de menor porte saltaram consideravelmente: Várzea Alegre foi de 6 para 146 casos, ficando à frente de outros de maior porte, como Crato e Barbalha; Mauriti saltou de 4 para 99 casos; e Campos Sales de 4 para 71. Da região, apenas Granjeiro continua sem casos positivos. Juazeiro do Norte permanece com maior quantidade de confirmações na região: 677 casos. Crato e Barbalha, que completam o triângulo Crajubar, estão com 130 e 92, respectivamente. Várzea Alegre fica atrás apenas de Juazeiro em termos de pessoas infectadas pela covid-19  no Cariri, com 157 confirmações e três óbitos, conforme boletim epidemiológico desta segunda-feira (08).

O crescimento exponencial de casos em Várzea Alegre, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, se deve às ações de prevenção, informação, educação, monitoramento e controle da doença. “A nossa vigilância é muito ativa, está alerta 24 horas monitorando e mapeando todas as áreas através dos agentes de endemias e de saúde e qualquer pessoa que apresente sintomatologia suspeita para a covid-19 somos comunicados e imediatamente a equipe de saúde da família faz a intervenção. Acho que por isso que o município tem conseguido +diagnosticar muitas pessoas de forma precoce e imediatamente já encaminhar para o tratamento”, argumenta o secretário de Saúde, Ivo Leal.

A matéria completa, com mais detalhes, você encontra na edição semanal do Jornal do Cariri. Para baixar o PDF, é fácil: só clicar no ícone da barra superior do site.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ