JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Atleta de Santana do Cariri se destaca em competição
Foto: Divulgação
Luan Moura
21/09/21 16:48

Natural de Santana do Cariri, o atleta Valdivino Ribeiro, de 24 anos, foi destaque no Night of Champions, competição de fisiculturismo realizada pela empresa NPC Proleague Pernambuco, em Recife, nos dias 12 e 13 de setembro. Com a performance, o competidor foi campeão na categoria Classic Physic e Open até 1,78m e ficou no Top 2 nas categorias Mensphysique, que o competidor usa uma bermuda no lugar da sunga, e nas sub-categorias Estreantes, Novice e Open. O resultado rendeu três medalhas de prata, um troféu de 1º lugar e o credenciamento para o Arnold Classic, que acontecerá em abril de 2022, na cidade de São Paulo.

Praticante da musculação há quase dez anos, Valdivino definiu sua participação no evento com o sentimento de dever cumprido. “Eu sei bem cada sofrimento que passei na preparação, cada momento que estive exausto, mas mesmo assim fazendo os treinos e os cardios, e quando fui chamado como campeão, até me emocionei no backstage, chorei bastante agradecendo a Deus. Foi um sentimento de dever cumprido”, comemorou o atleta, que integra o time SMA, junto com outros atletas, que também competiram. Essa é a terceira participação do santanense em eventos de musculação, desde o início de sua motivação para competir, que começou em 2017, quando assistiu a um evento pela televisão, em que uma amigo participou. “Em 2018, fiz minha estreia num evento que ocorreu no Juazeiro do Norte”, lembra o atleta, que ficou em segundo na categoria Mensphisyc.

Ele chegou a passar um período parado, mas retornou em setembro de 2020. “Surgiu essa competição no Pernambuco, onde eu, juntamente com meu Coach, Saulo Martins, resolvemos fazer o trabalho pra ir participar, mesmo tendo sido adiada algumas vezes, por ter pego covid-19 no processo, ainda mantive o foco e participei”, disse. Nas competições de fisiculturismo, os atletas são julgados por um conjunto de fatores, a exemplo da definição muscular, o tamanho dos músculos, a simetria e a estética. Além disso, a desenvoltura do atleta durante a apresentação também é considerada. Para chegar a um resultado a altura para alcançar o pódio, exige muito esforço, força de vontade e dedicação de treinos, aliados a uma alimentação regrada.

“A dieta é bem restrita, os treinos são intensos, tem que manter um gasto calórico alto, aí dependendo do estágio da preparação, tem que fazer mais de dois cardio por dia, sem contar a quantidade de água que varia, às vezes muito alta, às vezes quase nada. O processo é bem desgastante, mas quando se tem um sonho, um propósito, só confiar em Deus e fazer o que deve ser feito”, afirma. Após o resultado, o atleta já projeta seu próximo objetivo, que será uma competição na cidade de Maranguape, ainda este ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE