Atleta de MMA eleva o Cariri no cenário das artes marciais
Esportes de combate transformam vidas
Foto: Reprodução/Instagram
Natália Alves
21/10/25 11:30

Muay thai, jiu jitsu e kung fu, esportes de combate que conciliam técnicas corporais, disciplina e defesa pessoal, têm ganhado destaque em academias e centro de treinamentos do Cariri. O impacto social das artes marciais é perceptível, com lutadores de alto rendimento que buscam oportunidades dentro e fora da região.

Natural de Farias Brito, aos 25 anos, Francisco Ryan é vice-campeão mundial de muay thai, medalha que disputou na Tailândia, além de ser tetracampeão cearense na modalidade. Atualmente, é atleta profissional de MMA, mas continua em outras categorias para aperfeiçoar sua luta.

Além do muay thai e MMA, Ryan também compete pelo jiu jitsu e aventura-se, agora, no kung fu. O atleta conquistou o campeonato cearense da modalidade, na categoria até 60kg. O resultado o leva até a seleção estadual, que irá disputar o Campeonato Brasileiro em Brasília, em dezembro deste ano. “Para mim, foi uma honra lutar o cearense. Eu me adaptei à modalidade, que é um pouco diferente da minha, me tornei campeão e, se Deus quiser, vamos chegar fortes no Brasileiro”, comentou o atleta.

Atleta da mesma academia de Ryan, o lutador de kung fu, Levi Paz, também é medalhista na modalidade e campeão cearense na categoria até 70kg. Eles falam sobre a paixão de lutar representando Farias Brito, mas também das dificuldades enfrentadas para alcançar seus sonhos. “A gente fez o possível e o impossível para chegar ao interestadual e estamos buscando passagem e hospedagem para o Levi também chegar forte no Brasileiro”, pontuou Ryan.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE