Jornal do Cariri
Associação inaugura Teatro Luciany Maria em Juazeiro do Norte
Equipamento está instalado na Associação Dança Cariri (ADC)
Foto: Rodrigo Frota
Joaquim Júnior
07/06/22 10:30

O mês de junho marca a inauguração oficial do Teatro Luciany Maria, com programação de temporada de espetáculos de dança. O equipamento nasce como a realização de um sonho: desde o início das atividades da Associação Dança Cariri (ADC), em 2007, os irmãos Alysson Amâncio e Luciany Maria já sonhavam em criar um teatro que abrigasse trabalhos de artistas locais e de fora. O nome do Teatro homenageia Luciany, que faleceu no ano de 2019. Ela foi uma das fundadoras da ADC e atuou na produção da cena teatral local desde a década de 90.

De acordo com o professor e coreógrafo Alysson Amancio, durante a pandemia surgiu o indagamento de criar um teatro com as condições ideais, levando em consideração os recursos disponíveis. Assim, o espaço da escola, que já recebeu inúmeras mostras e espetáculos, foi transformado também em um pequeno teatro italiano com capacidade para até 50 pessoas.

Dessa forma, para a inauguração do Teatro Luciany Maria, foi montada uma programação com cinco espetáculos no mês de junho: a obra “Não é permitido pisar na grama”, da Cia Inspire e Cia Alysson Amancio, dia 04; o ensaio aberto “Qual é a paisagem depois da curva?”, do Projeto (Des)Fronteirizades, dia 08; “Faia”, do Coletivo Avessos de Teatro, dia 11; “Rudia”, de Aline Souza, dia 17; “Poliface Edith”, da Cia Engenharia Cênica, dia 25.

Todos os espetáculos começarão as 20h, com parte da programação gratuita. A entrada para alguns trabalhos será através de ingressos populares, sendo R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). “Decidimos  oferecer os trabalhos da forma mais acessível possível, pois um dos nossos objetivos é formar novos públicos para as artes cênicas”, conta Alysson. 

A princípio, a ideia é que o Teatro Luciany Maria seja um espaço para difusão de obras cênicas, dança, teatro, performance e circo. Futuramente, segundo Alysson, o sonho é agregar outras manifestações artísticas e ter galeria de artes visuais. Sobre o retorno às exibições presenciais, ele é enfático: nada substitui a presença do público, a energia da cena de modo presencial.

“Os últimos dois anos não foram fáceis para os artistas. Embora tenham acontecido muitas lives, nada substitui a presença do publico, a energia da cena de modo presencial. Desse modo, estamos muito felizes e emocionados por estarmos fomentando mais um espaço cênico para a nossa região do Cariri, uma casa para receber os artistas locais e trabalhos de outros territórios”, enfatiza Alysson, ao dizer que essa alegria se deve também ao fato de voltarem a apresentar os espetáculos de modo presencial.

“Precisamos fortalecer os artistas e grupos locais. Então convidamos a toda comunidade caririense a se fazer presente em algum dia dos espetáculos. Venham prestigiar esse novo teatro e, principalmente, fortalecer o movimento da cena artística local", relata, ao dizer que é chegada a hora de descolonizarmos o pensamento e acabarmos a cultura impregnada de acreditar que só é bom o que é de fora. "Temos, na região do Cariri, artistas e grupos extremamente talentosos e eles/elas também precisam ser valorizados/valorizadas”, finaliza Alysson.

Serviço:

Teatro Luciany Maria, localizado na Associação Dança Cariri

Rua São Francisco, 836, São Miguel, Juazeiro do Norte

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ