Jornal do Cariri
Artigo de grupo do Cariri é aprovado em revista nacional
Estudo analisou a resposta da pressão arterial a diferentes tipos de exercícios de alta intensidade.
Foto: Hiper-Interessante
Jaqueline Freitas
12/08/20 21:00

Um artigo baseado no estudo intitulado “Resposta da Pressão Arterial Após Sessões de Exercícios Calistênicos em Diferentes Padrões de Movimento”, de autoria do Grupo de Estudos do Treinamento Esportivo e Desempenho Humano (GETEDeH) da Unileão, foi aprovado para publicação na Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício (RBPFEX).

O grupo de estudo pertence do curso de Educação Física, do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), e analisou a resposta da pressão arterial de homens jovens a diferentes tipos de exercícios calistênicos de alta intensidade, realizados durante nove minutos. Como  resposta, os pesquisadores observaram que o tipo de exercício ajuda a reduzir a pressão arterial entre 20 e 50 minutos após a realização da sessão. “A importância do estudo está no fato dele tentar elucidar se exercícios de alta intensidade, realizados em pouco tempo, proporcionam benefícios cardiovasculares agudos ao praticante, uma vez que esse tipo de exercício é tempo-eficiente. Ou seja, com apenas nove minutos de sua prática, a pessoa pode obter benefícios importantes na pressão arterial”, comenta o professor de Educação Física e autor do artigo, Alfredo Araújo.

O artigo tem a coautoria dos estudantes Francisco Gutierry Silva de Oliveira, César Iúryk Biserra Silva e Karisia Monteiro Maia, além das professoras Loumaíra Carvalho da Cruz, também coordenadora do grupo, e Lara Belmudes Bottcher, coordenadora do curso de Educação Física da Unileão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ