Jornal do Cariri
Articulação de Angin enfraquece bases de Lulu e Mara em Abaiara
Por Madson Vagner
09/07/24 0:00

O pré-candidato a prefeito de Abaiara, Ângelo Furtado, o Angin (PT), continua recebendo apoios vindos de bases adversárias, na disputa pela Prefeitura. Desta vez, quem se integrou ao projeto foi o ex-vice-prefeito Dr. Janailson Sampaio (Agir). A declaração, feita no dia 6, inundou as redes sociais e causou muita dor de cabeça ao grupo do prefeito Afonso Tavares, que apoia o vereador Lulu na disputa. Dr. Janailson foi um dos pilares de Afonso na eleição de 2020. Com Dr. Janailson, veio o grupo liderando pelo seu filho, o pré-candidato a vereador, Ruan Sampaio. As articulações de Angin tem enfraquecido, ainda, o palanque da pré-candidata Mara Sampaio (MDB). Na última semana, a adesão do pré-candidato a vereador pelo MDB, Harryson Furtado, mostrou a força dessa articulação. Mara perdeu, ainda, o deputado federal Yury do Paredão (MDB), que já declarou apoio a Angin. Paredão foi o principal incentivador da pré-candidatura de Mara, mas rompeu sem motivos declarados.

Elisangela pode ser vice de Abraão em Milagres

Depois de ter barrado sua aliança com Anderson Eugênio (MDB), a ex-pré-candidata do PDT, Elisangela Crisóstomo, avalia compor a chapa do pré-candidato Abraão Sampaio, do Solidariedade. A possibilidade foi colocada por Abraão, em entrevista a uma rádio local. Tudo dependeria de uma conversa com o presidente do PDT, deputado federal André Figueiredo. A conversa está sendo articulada e a expectativa é que confirme a aliança; há uma afinidade política entre Abraão e André. Abraão chegou a ser anunciado como o nome do PDT em Milagres, mas acabou abrindo espaço para a própria Elisangela. Uma aliança entre Elisangela e Abraão pode colocar a chapa em vantagem, diante de uma base aliada dividida entre as pré-candidaturas de Jorge Henrique (PT) e Anderson Eugênio (MDB).

Oposição de Caririaçu articula chapa 100% feminina

A vereadora Adriana Calixto, pré-candidata a prefeita de Caririaçu, não esconde sua vontade de liderar uma chapa 100% feminina. O nome que deve estar ao lado de Adriana é o da ex-candidata Kassyana Feitosa. A dupla tem alcançado um desempenho surpreendente em pesquisas internas. Apesar do bom desempenho, a eleição de Caririaçu se apresenta como uma disputa difícil. O vereador Acácio Leite, nome apoiado pelo prefeito Edmilson Leite, também aparece bem nas pesquisas internas. A eleição deve ser vencida nos detalhes. Aliás, a chapa de mulheres é, justamente, a estratégia da oposição para vencer a disputa tão acirrada. Adriana é apoiada pelo ex-prefeito João Marcos.

Luã Almino condenado por propaganda irregular

A pré-candidatura do ex-procurador de Potengi, Luã Almino (PT), foi condenada por propaganda ilegal e antecipada. O alvo das denúncias foi uma caminhada pelas ruas da cidade, onde houve pedido de votos, vedado pela lei. A Justiça Eleitoral viu no evento “propaganda eleitoral extemporânea, confirmada pelas fotos na rede social do representado, com pedido explícito de voto”. A sentença pede a exclusão de todos os vídeos e fotos divulgados nas redes sociais, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia. Essa não é a primeira denúncia contra Luã. Uso do cargo e dos recursos da máquina pública também são investigados pelo Ministério Público. Luã é apoiado pelo prefeito Edson Veriato (PT).

Enquanto isso...

Ainda em Potengi, a gestão do prefeito Edson Veriato tem sofrido com críticas e denúncias de abandono. Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra um ônibus escolar abandonado na zona rural do Município.

Em avaliação recente, o Detran do Ceará reprovou 100% da frota do transporte escolar de Potengi. A crítica é que, mesmo diante da reprovação, nenhuma medida efetiva teria sido tomada pela gestão para melhorar.

O deputado estadual Guilherme Landim aprovou, na Assembleia Legislativa, projeto de indicação para a instalação de uma base do Corpo de Bombeiros para o município de Milagres.

Para Guilherme, o objetivo é descentralizar o serviço de emergência. Atualmente, os atendimentos estão na unidade de Juazeiro do Norte, o que resulta em demoras significativas para os municípios mais distantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ