Jornal do Cariri
Artesãos do Cariri recebem consultoria do Ceart
Brejo Santo, Missão Velha e Barbalha são os municípios contemplados pela iniciativa
Foto/Reprodução: Ascom CeArt
Luan Moura
22/11/21 17:56

Entre os dias 22 e 26 de novembro, artesãos dos municípios de Brejo Santo, Missão Velha e Barbalha serão atendidos com serviços da edição "Ceart Itinerante". Os serviços contam com oficinas, cadastro e renovação das identidades artesanais, credenciamento, certificação de produtos, palestras e exposição e venda de peças nas 16 tipologias do artesanato cearense.

A iniciativa foi idealizada pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e busca levar a diversas regiões do Estado os atendimentos da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Atualmente, o município de Brejo Santo conta com 138 artesãos cadastrados na CeArt. No local, o crochê e o bordado são as técnicas artesanais mais desenvolvidas. Já em Missão Velha, são 63 artesãos e uma associação. O trançado na fibra de bananeira e a argila predominam entre os artesãos. Em Barbalha, são 373 artesãos e uma associação. O crochê e a fibra da bananeira são as principais tipologias do artesanato local.

Por meio da emissão de identidades artesanais, a SPS reconhece a legitimidade do artesanato e traz benefícios como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de produtos e a capacitação em cursos gratuitos de aprimoramento e atualização de técnicas. Já o credenciamento permite que o artesão seja um fornecedor de peças para uma das cinco lojas físicas da CeArt e loja online, além de participar de eventos e feiras com apoio da Central. O edital para credenciamento está aberto até 10 de dezembro para artesãos e entidades artesanais com cadastro em dia.

Com informações do Governo do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ