Jornal do Cariri
Arrastão petista lança pré-candidaturas pelo Cariri
12/03/24 0:00

O fim de semana na região do Cariri foi marcado por um verdadeiro arrastão do PT, em busca de protagonismo na eleição deste ano. Segundo o deputado federal José Guimarães, principal nome à frente do projeto, o partido já tem mais de 100 pré-candidaturas no Estado. E tem como meta eleger pelo menos 50% desse total. No Cariri, Guimarães filiou e lançou os nomes de Acácio Leite, em Caririaçu; reafirmou Ângelo Furtado, em Abaiara; além de anunciar as reeleições de Samuel Werton, em Santana do Cariri; e João Paulo, em Mauriti. Entre as surpresas, Acácio é o nome da base do prefeito Edmilson Leite (PSB) e concorre ao cargo pela segunda vez. Entre as articulações mais difíceis, a que trouxe o prefeito Samuel Werton para o partido foi destaque nos últimos meses. A direção estadual recebeu pressão do vice-prefeito João Cabral, que temia perder o controle da sigla em Santana. Prevaleceu a decisão estadual de filiar Samuel, mesmo com a ameaça de João Cabral, de deixar o partido. O PT de Guimarães adota uma postura pragmática para cumprir a meta.

Vice de Santana deixa o PT e abre disputa contra prefeito

O que estava consumado nos bastidores se tornou realidade no fim de semana, o vice-prefeito de Santana do Cariri, João Cabral, cumpriu a ameaça e deixou o PT. Ele mesmo anunciou sua desfiliação em uma live, nas redes sociais (instagram). João Cabral deixou clara sua vontade de romper com a gestão, mesmo antes da filiação do prefeito Samuel Werton. Cabral disse que a tensão vem desde novembro, e que chegou a ser sondado para assumir cargos no Governo do Estado, para desistir da pré-candidatura e recusou. Nos bastidores, Cabral articula com o Psol para ser candidato. Sobre a crise, o deputado federal José Guimarães lembrou que o próprio Cabral foi o responsável pela aliança. Não entendeu a mudança de rota.

PT de Jardim pacificado

Depois de várias tensões, o PT de Jardim está pacificado. A informação é do próprio prefeito Aniziário Costa (PT). Uma reunião no domingo (10), entre Aniziário, Júnior Coutinho e os deputados Fernando Santana e José Guimarães, selou o acordo já pacificado na direção estadual: o prefeito indica seu sucessor. Aniziário coloca o PSB como preferencial na composição da chapa majoritária, mas não fecha as portas para outras siglas da base governista no Município. As conversas serão intensificadas a partir de agora. No mesmo dia, o prefeito se reuniu com seis dos nove vereadores para fortalecer sua base. A garantia que Guimarães e Fernando ouviram é que o nome do candidato a prefeito virá do PT.

Afonso usa da sua influência e conquista o MDB

Depois de duas baixas partidárias, a oposição de Nova Olinda conseguiu reagir as investidas do prefeito Ítalo Brito (PT). O ex-prefeito Afonso Sampaio conseguiu articular o MDB de Eunício Oliveira; e o empresário Gerlanio Sampaio conversa com o PDT de André Figueiredo para a oposição. O grupo tinha perdido PSD e PSB, partidos da base do governista, hoje, campo político de Ítalo. Para fazer frente, a oposição deve compor, ainda, com o PP. A reação imediata, acabou fortalecendo o grupo, que garante estar firme com a pré-candidatura de Gerlanio, alinhado a Afonso, a ex-vereadora Socorro Matos e ao empresário Neguim. Na base aliada do prefeito, uma certeza: as investidas não vão parar.

Enquanto isso...

Em Abaiara, pegou mal a aliança entre o prefeito Afonso Tavares e o ex-candidato Pedro Marcos. Pedro Marcos, adversário histórico de Afonso, acabou sofrendo pressão da sua base política e familiar.

Nas redes sociais, Pedro Marcos acabou revertendo à aliança, mas sem anunciar rompimento. Disse que não se vende e deixou a entender que Afonso aderiu a sua candidatura. Ficou confuso!

Em Altaneira, depois de sofrer pressão da base, o prefeito Dariomar Rodrigues (PT) voltou atrás no apoio ao nome da vereadora Silvania Andrade. Negou a informação, que qualificou de “mentirosa”.

Dariomar avaliou que a informação pode ter saído da vereadora, por interesse pessoal. O prefeito disse que vai fazer pesquisa para definir o nome e que, pelo menos, outros três estão no páreo. Alguém acredita?

PUBLICIDADE
PUBLI_Requerimento_ASV.pdf
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ