JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Arquiteto de Inteligência Artificial ministra curso sobre IA nos negócios
Ele integrou equipe vencedora do Oscar de efeitos visuais por Homem-Aranha 2
Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
07/12/24 9:30

Diante do avanço da tecnologia e da popularização do uso da Inteligência Artificial (IA) em diferentes segmentos, é cada vez mais comum que empresas utilizem ferramentas digitais para complementar tarefas. Voltado ao tema e para esclarecer mais sobre ele, será realizado, neste sábado (8), o curso Inteligência Artificial nos Negócios, com Bruno Vilela. Ele é especialista em transformação digital e possui mais de 20 de anos de experiência em inovação nas indústrias de mídia e entretenimento. A iniciativa do curso no Cariri surgiu após ele participar do Siará Tech Summit 2024 e ser convidado à região por Marília Falcioni, diretora da Falcioni Consultoria, que está organizando o evento em Juazeiro do Norte. A ideia busca divulgar e incentivar as empresas locais a aderirem à IA, o que pode contribuir para o desenvolvimento econômico e a modernização dos empreendimentos.

Como avalia o especialista, a sociedade passa, atualmente, por um momento de mudanças do ponto de vista tecnológico. “Então, se você hoje está preocupado em se manter competitivo com seus concorrentes e opta por não fazer adoção da Inteligência Artificial, o risco que você corre é que os seus concorrentes a adotem e ganhem vantagens competitivas”, relata, ao mencionar que o grau de produtividade de uma máquina é bem maior, quando comparado ao de uma equipe humana. Assim, cabe aos empresários avaliarem os prós e contras de aderirem à tecnologia.

Para o curso, ele conta que os participantes podem esperar um conteúdo é formatado pra elevar o nível da conversa e trazer, àqueles que não tem nenhuma noção nenhuma do que está acontecendo, um patamar nivelado em que seja possível compreender terminologia, do que se trata, como pode ser usado, etc. Além disso, haverá um momento em que serão apresentadas ferramentas práticas para que eles possam colocar o aprendizado adiante.

Para as pessoas interessadas em terem IAs em suas empresas, Bruno aponta acreditar que o primeiro passo seja a curiosidade. “Eu diria que a primeira coisa é tomar a decisão de aprender, a ativar esse processo da curiosidade na sua cabeça, para que você possa começar a se envolver com a tecnologia. E o segundo passo é aprender a fazer as perguntas certas, porque  você se coloca pelo menos numa posição de ser um bom ‘juiz’ do material que você encontre”, pontua.

Conheça mais sobre Bruno Vilela

De acordo com a organização do evento, Bruno iniciou a carreira em Hollywood, na Sony Pictures, onde produziu efeitos especiais para 23 grandes blockbusters, como as trilogias Matrix e Homem-Aranha, Superman Returns e O Aviador. Estes projetos redefiniram o gênero de efeitos especiais e foram reconhecidos pela Academia com três indicações ao Oscar, sendo que Homem-Aranha 2 conquistou a estatueta. Esta experiência o ensinou o valor da colaboração e da inovação em larga escala.

Ao retornar ao Brasil, atuou como Chief Digital Officer por quase dez anos no Grupo Jaime Câmara, afiliada Globo, onde liderou a transformação digital de 24 empresas de mídia, incluindo TV, rádio, jornais e internet. Como palestrante internacional, compartilhou conhecimentos sobre transformação digital.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE