Jornal do Cariri
Arnon prepara plano B para eleições
Donizete Arruda
22/09/20 0:00

Convencido que conseguirá registrar sua candidatura à reeleição, o prefeito Arnon Bezerra é cuidadoso. Ciente que há riscos que possa não ter seu registro eleitoral, por não conseguir uma liminar no Supremo Tribunal Federal(STF), por ter seu nome na lista dos fichas sujas do TCU – improvável essa hipótese – ou ser barrado no TRE do Ceará ou TSE, por continuidade de mandato, já que sucedeu o irmão, ex-prefeito Luiz Ivan Bezerra, Arnon tem pronto um plano. Não acredita que terá seu nome vetado na busca por sua reeleição. Agora, se isso ocorrer, hoje seu candidato à sucessão, seria seu sobrinho, o médico Pedro Bezerra, filho do irmão e antecessor, Luiz Ivan. Essa troca de Arnon por outro candidato, inclusive, foi objeto de discussões entre o prefeito de Juazeiro com o governador Camilo Santana e o senador Cid Gomes, na semana passada, em Fortaleza.

Cid cobra a Arnon brigas com políticos

Nessa mesma reunião entre Camilo, Cid e o prefeito Arnon Bezerra, na semana passada, o senador Cid Gomes indagou de Arnon as causas dele ter perdido o apoio de tantos aliados. E nominou todos eles: Raimundo Macedo, Giovanni Sampaio, Ana Paula Cruz, Carlos Cruz e até mesmo o seu principal adversário hoje, Glêdson Bezerra, que o apoiou nas eleições passadas. Arnon não assumiu sua responsabilidade pelos confrontos políticos. Alegou que tentou manter a base unida, porém não conseguiu. Acabou ouvindo de seu principal protetor, o hoje licenciado senador Cid Gomes, um troco: Arnon, você nos dizia que estava garantido o apoio de Raimundão e que Giovanni aceitaria ser seu vice novamente. Isso não se confirmou. Teremos muitas dificuldades pela frente para assegurar sua reeleição. Arnon silenciou. Cid tem reclamado que se expôs demais nas eleições de Juazeiro.

Estourou guerra entre Arnon e MPCE

O Ministério Público do Ceará, através dos promotores de Justiça Alessandra Magda, Francisco das Chagas e André Barroso, da 2ª, 7ª e 15ª Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte, decidiu, nos autos do Procedimento Administrativo n° 09.2018.00001764-0, desaprovar as contas dos anos de 2014 a 2017 da Fundação Leandro Bezerra de Menezes(FLMB). Com essa decisão, são afetadas a administração do Hospital São Raimundo(Crato), as UPAs Vila Velha, Edson Queiroz e Bom Jardim(Fortaleza), UPAs de Aracati, Jaguaribe e Sobral, as UPAs Centro e Parque Guadalajara-Jurema, em Caucaia, além da UPA Pecém e o Hospital Geral Luiza Alcântara e Silva, em São Gonçalo do Amarante. Segundo o MP, foram identificadas irregularidades na prestação de contas, registro de atas no cartório de alterações no estatuto, sem aprovação do Ministério Público, e desvio de finalidade por meio de superfaturamento na aquisição de bens e serviços. Essa resolução do MPCE indignou o prefeito Arnon Bezerra, que viu na posição uma perseguição pessoal.

Resposta dura de Arnon via FLMB

Revoltado com o comportamento do MPCE, o prefeito Arnon reagiu através de nota oficial da Fundação Leandro Bezerra de Menezes. A FLBM, por meio de sua Diretoria, declarou que “visando deixar ciente toda a população, bem como aos Municípios onde os serviços são prestados sobre a veiculação de matéria divulgada no site do Ministério Público do Estado do Ceará, a Fundação refuta energicamente as ilações feitas na decisão que desaprovou as contas relativas aos anos de 2014 a 2017, até mesmo porque o NATEC – NÚCLEO DE APOIO TÉCNICO, que é o órgão técnico que auxilia o Ministério Público já havia, bem antes, emitido parecer favorável à aprovação dessas mesmas contas. A decisão foi unicamente baseada em relatório compartilhado pela Autoridade Policial Federal, em Juazeiro do Norte, Ceará, sem que tivesse sido feito qualquer pedido de esclarecimentos, apenas foram solicitados documentos, todos hígidos, formalizados e fielmente cumpridos, e com isso foram prejudicados o devido processo legal, o princípio constitucional da mais ampla defesa, e o princípio da legalidade dos atos administrativos e a cautela ao informar fatos como sendo a verdade real, quando esses elementos que sequer foram observados em contraditório estão sendo objeto de ilação.”

Ataques da FLBM a MPCE prosseguem

 A nota oficial da Fundação Leandro Bezerra sustenta que: “Nenhum contrato da Fundação foi superfaturado, não existe nenhum tipo de proibição quanto às contratações realizadas, todas as devidas prestações de contas aos Municípios que possuem suas Unidades de Pronto Atendimento – UPAS e os Hospitais foram prestadas mês a mês, e já auditadas. As ilações feitas sobre os fatos de que os serviços não foram prestados é um verdadeiro absurdo, posto que é notória a realização dos serviços e a entrega dos materiais em todas as unidades de saúde. A Fundação conta hoje com aproximadamente 1.500 funcionários, laborando diretamente nas UPAS e Hospitais. A Fundação não aufere nenhum tipo de lucro, e as empresas são remuneradas de acordo com o valor e pesquisa de mercado, e esses dados sequer foram buscados pelo Ministério Público, o que demonstra ser despropositado o anúncio de pedido de extinção. Com relação aos atos internos que deveriam ser levados ao conhecimento do Ministério Público, é necessário que se esclareça, para fins da verdade, que somente em 17 de agosto de 2020 através do Ofício nº 0372/2020/2º PmJJDN, via e-mail, recebeu da 2ª. Promotoria de Justiça, a recomendação advinda da Corregedoria Geral do Ministério Público sobre a necessidade dos atos praticados serem previamente informados, e que a partir de então assim foi feito. Já com relação aos instrumentos de Procuração, todos já encontram-se vencidos desde o pretérito ano de 2018, portanto desde o ano de 2019, já não se emite procuração para os diretores de operação e gerentes, o que por si só não possui absolutamente nenhum grau de ilegalidade.”

Clima político quente em Juazeiro

Após dar todos esses esclarecimentos, a direção da  Fundação Leandro Bezerra de Menezes assegura que: “promoverá todas as ações jurídicas necessárias à preservação da instituição, seu nome, e atividades, que executa de forma proba e inquestionavelmente correta, sem subterfúgios, repudiando qualquer ato que seja contrário a lei, a ordem, e a boa causa administrativa e a coisa pública.” Quem assina a nota oficial da FLBM é a presidente Albaniza Coelho, com data de 21 de setembro. Com essa resposta firme, o prefeito Arnon Bezerra reage ao MPCE e afirma que não se intimidará com quaisquer investigações da instituição contra sua administração, ou mesmo contra a Fundação Leandro Bezerra de Menezes, que tem ligações com ele.

Revolta de Zé Adega e Pedro Alagoano

A perda da legenda do PSD pelo ex-prefeito Zé Adega está se tornando um problema político. Zé Adega tem percorrido o Município e usado as redes sociais para avaliar a atitude. Tem repetido que o Crato não aceita traidor. Não menos revoltado com implosão da legenda está o vereador Pedro Alagoano, que não deve concorrer. A direção estadual do PSD anunciou aos filiados que o partido, sequer, vai participar da eleição no Crato. Para piorar a situação de Pedro, sua mulher, conhecida como Paulinha de Pedro Alagoano, é pré-candidata no PCdoB. O partido está na base do prefeito Zé Ailton, a quem Pedro faz oposição. Agora, Pedro faz pressão no presidente do PCdoB, Cacá Araújo, para manter a mulher na disputa.

Bolsonaro solitário no Cariri

A passagem do presidente Jair Bolsonaro pelo Cariri no dia 17, acabou revelando o que todos já sabiam: os políticos da região não querem agregar suas imagens ao presidente. Nenhuma autoridade recebeu Bolsonaro em Juazeiro do Norte, nem o acompanhou durante a visita a um bar em Missão Velha. Em conversa com populares, assessores do presidente garantiram que ele vai lembrar da descortesia depois da campanha. Além dos prefeitos Arnon Bezerra e Diego Feitosa, foi sentida outras ausências  como do pré-candidato Glêdson Bezerra, do Podemos. Outro que não apareceu foi o vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio, do PSD, que é da base do presidente da República. 

Disse me disse...

O ex-prefeito Raimundão teve R$ 2,1 milhões bloqueados pela Justiça. A ação movida pelo MP mira na dispensa de licitação da Proex, em 2013.

O ex-vice-prefeito, Luiz Ivan Bezerra, que era secretário de Meio Ambiente, e a própria Proex, também respondem por improbidade.

Ainda em Juazeiro, os grupos de whatsapp estão cheios de pesquisas falsas. Tem gente comemorando os números como certeza de vitória.

O problema é quando os números reais chegarem, sem falar que a Polícia Federal está de olho nas Fake News. No fim, vai ter muita gente chorando.

Em Barbalha, não adiantou Expedito Júnior reclamar da falta de atenção por parte do grupo governista, oposição ao prefeito Argemiro Sampaio.

O Cidadania, partido de Expedito, foi mesmo para a base do PDT de Guilherme Saraiva. Foi mais uma intervenção no Crajubar.   

Mesmo em constante tensões com a base governista em Barbalha, o prefeito Argemiro Sampaio garante ter uma relação com o governador Camilo.

Argemiro disse que existem pessoas que fazem questão de mantê-lo longe de Camilo, que não deixam ele, sequer, ser recebido pelo Governador.

Desculpe a ignorância, o presidente Bolsonaro ajuda ou atrapalha os candidatos nas eleições deste ano?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ