Apreensão de R$ 400 mil tira sono de prefeitos do Cariri com desvios na merenda escolar
Caso já vinha sendo acompanhando pela PF
Donizete Arruda
01/01/26 18:29

A ação da Polícia Federal, para investigar desvios e fraudes com recursos da merenda escolar em prefeituras do Cariri, foi desencadeada após informações de que os indivíduos estariam transportando dinheiro com suspeitas de que essa grana seria lavagem de dinheiro proveniente de desvios de recursos públicos federais.
A PF identificou que os responsáveis por fraudar licitações de merenda escolar em prefeituras - não só do Cariri, mas de todo o Ceará -, estavam dificultando o rastreamento quanto ao destino que dariam aos valores, ocultando inclusive quem de fato sacava de forma reiterada o dinheiro na instituição financeira.
Durante a abordagem aos dois indivíduos presos, a equipe policial localizou o montante com os investigados, sendo que estes apresentaram versões divergentes quanto à origem do valor, sobre qual destino dariam ao dinheiro em espécie e também não apresentaram justificativa razoável pela qual não fariam a movimentação do valor através do sistema bancário eletrônico comum de transferências. Ou seja, se comprometeram e caíram em seguidas contradições.
A realização de diligências em Iguatu tinha o objetivo de apurar a existência de um suposto grupo criminoso suspeito de desviar recursos públicos federais do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação repassados ao PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Essa suposta corrupção se dava através do direcionamento em processos licitatórios, com suspeita de utilização de empresas diretamente relacionadas, obtendo contratos em perto de 80 prefeituras do Ceará.
Um dos indivíduos que foi preso em Iguatu já vinha sendo acompanhado pela PF, por ter o papel na referida organização criminosa de lavagem de dinheiro oriundo dos contratos obtidos em prefeituras do Cariri e também de todo Estado. A esse elemento preso, cabia a tarefa de comandar os saques em espécie.
Os investigados poderão responder pelo cometimento dos crimes de desvio de recursos públicos, fraude em licitações, associação criminosa e lavagem de dinheiro, dentre outras infrações penais a serem apuradas em continuidade das investigações. A origem e o destino dos valores estão sendo investigados pela Polícia Federal e se insere no contexto de repressão contínua a crimes relacionados à lavagem de dinheiro na região do Cariri e no interior do estado do Ceará. Agora, o temor é a divulgação da lista completa das prefeituras que faziam negócios com essas empresas investigadas pela Polícia Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE