Jornal do Cariri
Animais são usados como agentes terapêuticos em tratamentos
A Terapia Assistida por Animais (TAA) promove a saúde física e emocional dos pacientes
Charge: Bosco Azevedo
Joaquim Júnior
26/10/21 15:33

Um novo tipo de terapia tem ganhado visibilidade e levantado discussões acerca de sua importância no tratamento de doenças: a Terapia Assistida por Animais (TAA). A técnica tem como intuito promover a saúde física e emocional, além do bem-estar cognitivo e social dos pacientes. No tratamento, os animais são os agentes terapêuticos. Entre as ações em desenvolvimento na região do Cariri, está o Projeto Anjos de Patas, criado por discentes do curso de Medicina Veterinária, do Centro Universitário de Juazeiro do Norte (Unijuazeiro).

Annielle Fernandes, professora no curso de Medicina Veterinária na instituição de ensino, conta que a TAA surgiu graças ao estreitamento de laços entre humanos e animais. A partir daí, foram observados benefícios na promoção das saúdes mental, emocional e física nos pacientes humanos. “Vários trabalhos comprovam cientificamente esses benefícios, como redução de pressão arterial e outras patologias, que podem ser amenizadas com essa interação, com esse contato frequente”, explica. Como destaca a professora, além de animais de pequeno porte, a terapia pode utilizar animais de maior porte, como cavalos, que têm sido utilizados com pessoas com Síndrome de Down, por exemplo, para estimular a questão motora, fortalecimento de músculo etc.

“Quem trabalha diretamente com animais sabe dos benefícios que eles trazem”, enfatiza a médica veterinária, que diz ser motivo de felicidade poder estender os benefícios para pessoas que estejam sensibilizadas emocional ou fisicamente. Ela cita, inclusive, que o contato dos humanos com animais em hospitais pode gerar o interesse por criar animais em casa e resultar no aumento da adoção responsável. Sobre o projeto Anjos de Patas, a professora conta que, por causa da pandemia, ele teve que ser interrompido. Como lembra, outros cursos da área da saúde também se envolveram no momento, que contou com animais de estimação com temperamento dócil, doenças sob controle e com saúde física estável para compartilhar os momentos com as crianças.

Fátima Regina, membro da diretoria do IACC, lembra com carinho do momento de partilha e diz que os animais oferecem benefícios aos humanos, e especialmente às crianças, por possuírem a sensibilidade de captar as emoções. Em troca, oferecem carinho e conseguem revigorar, levando alegria e levantando a autoestima. “Nós pudemos, na época, perceber o quanto foi alegre esse momento que as crianças puderam ter seus bichinhos nos braços”, afirma, ao deixar o apelo para que cuidem bem dos bichinhos. “Quero falar também da grande importância do cavalo, que temos tido grandes resultados com crianças e adolescentes que têm problemas neurológicos”, completa.

Projeto de Lei

Na Assembleia Legislativa, o deputado André Fernandes (Podemos) apresentou Projeto de Lei Nº 216/20, que “dispõe sobre a permissão para a visitação de animais domésticos e de estimação em hospitais privados, públicos contratados, conveniados e cadastros no Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado do Ceará como forma de fomentar a Terapia Assistida por Animais (TAA)". Conforme apresenta o PL, o ingresso de animais para a visitação de pacientes internados requer agendamento junto à administração do hospital e respeito aos critérios estabelecidos por cada instituição. Entre outras determinações, o PL cita local específico dentro do ambiente hospitalar para o encontro entre o paciente e o animal de estimação, podendo ser no próprio quarto de internação, sala de estar específica ou, no caso de cães de grande porte, no jardim interno, se o estabelecimento dispuser deste espaço.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ