JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
André Barreto define prioridades para nova gestão em Crato
Saúde e universalização do ensino em tempo integral são prioridades
Foto: Divulgação
Robson Roque
17/12/24 0:00

Escolhido prefeito de Crato em uma das eleições mais acirradas, André Barreto (PT) pretende imprimir uma marca própria na gestão, após oito anos como vice-prefeito. Para isso, reforma administrativa foi uma das primeiras medidas tomadas antes mesmo de o novo governo começar. Ela combina cargos técnicos com a acomodação de aliados, uma vez que a eleição foi possível após um amplo arco de alianças construído por ele e pelo prefeito Zé Aílton (PT). 

O projeto de lei com a nova estrutura administrativa foi elaborado pelo prefeito eleito, após visitas a cada secretaria que compõem a gestão municipal. A expectativa é de que a reforma seja votada esta semana.

Com a reforma, foi criada a Secretaria de Direitos Humanos, com o objetivo de “abrigar a política da igualdade racial, dos direitos das mulheres e do combate à violência contra a mulher, a política da diversidade e de outras políticas afins”. Uma secretaria foi desmembrada, passando a existir as secretarias de Desenvolvimento Econômico e a de Turismo. “Precisávamos fortalecer a política do turismo, bem como a política de direitos humanos, e entendemos que esse seria o melhor caminho para que possamos ter um melhor resultado”, argumenta o prefeito eleito.

Além de critérios técnicos, a composição do secretariado será pautada pelo perfil de gênero, com pelo menos metade do primeiro escalão, bem como de outras estruturas, formado por mulheres. “Quero reafirmar, mais uma vez, esse compromisso. Não tenho nenhuma dúvida de que temos, aqui no Crato, mulheres comprometidas, capazes, com conhecimento técnico e engajamento político, que lhes permita fazer um belíssimo trabalho em quaisquer áreas da gestão”, considera André.

Segundo o prefeito eleito, a campanha eleitoral tornou perceptível a necessidade de dar prioridade à área da saúde em Crato. “Ao longo da campanha deixamos bem claro: a questão da saúde sempre é prioridade. Eu tive a oportunidade de ser secretário, tivemos grandes investimentos, mas está claro que, hoje, há uma reclamação muito grande da população em relação ao acesso e à demora para realização de exames de auxílio ao diagnóstico”.

Além da saúde, uma questão que ele considera imediata, André Barreto também pretende universalizar o ensino fundamental na modalidade de tempo integral. “Temos que fazer uma grande reestruturação da nossa rede, construir novas escolas, melhorar a estrutura das nossas escolas de ensino fundamental, para que os alunos possam estar em tempo integral e, dessa forma, melhorar o seu aprendizado”, conclui.

Ouça a entrevista completa com o prefeito eleito do Crato, André Barreto:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE