Jornal do Cariri
Ana Paula Cruz vai dedicar 100 primeiros dias à saúde
Ana Paula Cruz é candidata do PSB à Prefeitura de Juazeiro do Norte
Foto: Divulgação
Madson Vagner
22/10/20 19:00

A ex-deputada estadual Ana Paula Cruz (PSB) encabeça a única chapa de mulheres na disputa pela Prefeitura de Juazeiro do Norte. Filha do ex-prefeito Carlos Cruz e neta de José Geraldo da Cruz, a candidata já exerceu três mandatos na Assembleia Legislativa do Ceará. Caso seja eleita, Ana Paula tem como meta de governo resolver a maior parte dos problemas da saúde nos primeiros 100 dias de governo. A candidata fala em dar uma resposta imediata à população, que segundo ela, necessita principalmente da saúde primária. “Vamos centrar os nossos primeiros 100 dias na saúde de Juazeiro”. Ana Paula aponta ações nos Postos de Saúde como informatização, aumento no número de médicos, remédios e marcação de exames. As ações visam atender os pacientes mais carentes.

A médio e longo prazo, Ana Paula pretende transformar o hospital Tasso Jereissati em hospital municipal, equipado com UTI. Nos planos da candidata, o Hospital São Lucas passará a ser referência da mulher, com maternidade e clínica, e o Centro de Dermatologia será a clínica do homem. Ana Paula garante, ainda, que vai reabrir o hospital Infantil Maria Amélia e o antigo Sandu, que funcionará como uma UPA municipal. As UPAs da Lagoa Seca e Frei Damião também devem funcionar. No Frei Damião, a UPA ainda está em obras. A candidata pretende equiparar os salários dos médicos de Juazeiro aos do Crato e Barbalha, que pagam em média R$ 10 mil. Em Juazeiro, os salários não passam de R$ 4,8 mil.

Na educação, Ana Paula disse que vai fazer seleção para coordenador pedagógico e eleição direta para diretores. Disse, ainda, que vai equipar as escolas, ampliando e melhorando a merenda. Aos moldes do Governo do Estado, Ana Paula diz que vai fazer as maiores escolas funcionarem em tempo integral, com pelo menos três refeições diárias. Aos professores, a candidata promete gratificação por desempenho e a garantia de reajustes anuais sem necessidade de negociações.

Para a geração de emprego, Ana Paula quer transformar a Rua São Pedro em um shopping a céu aberto, mudando a pavimentação, arborização e acessibilidade. Romarias permanentes, aos moldes de Aparecida (SP), também estão nos planos de Ana Paula. “Temos a vocação para o turismo religioso e um fluxo de quatro grandes romarias é muito pouco”, avalia. Eventos como o JuaForró devem ser reativados. Durante a entrevista, Ana Paula falou ainda de ações como a criação de uma Casa abrigo para a mulher vítima de violência e a implantação de uma clínica veterinária popular, além da criação de um espaço para acolhimento e um cemitério dos animais.

Na infraestrutura, a candidata disse que vai criar uma equipe permanente para fazer tapa-buraco, além de construir uma avenida paralela à Virgílio Távora, para desafogar o trânsito nas imediações. Para a zona rural, Ana Paula disse que vai fazer novos poços para ampliar a rede de água, sem alteração desde 2001. “O povo da zona rural, em pleno século 21, não tem água”. Ela fala ainda em melhorar as estradas para facilitar o escoamento dos produtos e incentivar a produção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ