Jornal do Cariri
Amaju acompanha empresas para combater poluição
Empresas assinaram TAC
Foto: Divulgação.
Regy Santos
19/04/24 21:01

Duas empresas em Juazeiro do Norte entraram em acordo com o Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, para que adequem as atividades comerciais a fim de combater a poluição sonora e ambiental no município. A Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMAJU), acompanha o processo.

O superintendente da AMAJU, Eraldo Oliveira explica que o órgão atua por meio de  processos de licenciamentos, onde para cada uma das empresas acontece um estudo diferente, um tipo metodologia.

No caso do lava-jato,  Eraldo pontua que se trata de uma denúncia de vizinhos sobre o uso de equipamentos que produziam uma poluição sonora quase permanente e que incomodava também os pedestres. Com a intervenção do órgão, a empresa se comprometeu a realizar mudanças, como mudar o equipamento de lugar e isolar a área. 

Sobre a fábrica de pias, o superintendente afirmou que o grupo foi visitado por causar grande poluição sonora e odor . “Nesse tipo de empresa é preciso ter uma observação técnica rígida pois os trabalhos realizados afetam principalmente a qualidade do ar”, disse.  A empresa assumiu o compromisso de mudar a sede do local. As atividades foram paralisadas até a mudança. 

Ambos os acordos foram firmados entre a prefeitura e as duas empresas por meio do TAC.  O descumprimento poderá resultar na aplicação de multa diária no valor de R$ 1 mil para os dois entes. O valor será destinado ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDID).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ