O estudante José Eleutério, do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do Instituto Federal do Ceará, campus Juazeiro do Norte, foi um dos finalistas no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT), realizado entre os dias 18 e 25 de julho, em Murree, no Paquistão. Junto ao time brasileiro, o estudante ganhou uma medalha de prata no evento, considerado a “Copa do Mundo” de física.
A disputa, segundo o IFCE, é baseada em discussões e debates sobre as resoluções de problemas de Física presentes no cotidiano. As sessões são chamadas Physics Fights - disputas que acontecem em rodadas de 50 minutos. No Paquistão, esses duelos da Física ocorreram exclusivamente na Língua Inglesa.
A trajetória teve início no mês de março, quando Eleutério disputou, ao lado das colegas Ludmila de Oliveira e Cíntia Fernandes, a etapa brasileira do torneio, realizada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O time foi orientado pelo professor Maurício Soares de Almeida e coorientado pelo professor Rodrigo Queiros de Almeida. Na ocasião, a equipe "Leite Condensado de Bose-Einstein" conquistou o prêmio de melhor escola pública e medalha de prata - garantindo a vaga para a disputa no Paquistão.
"É uma oportunidade única, por ser um evento internacional. Minha participação foi possibilitada pelo desenvolvimento científico obtido no IFCE, inclusive nas atividades extracurriculares. Quero agradecer também às minhas colegas Cíntia e Ludimila, pois sem trabalho de equipe essa conquista não teria vindo", disse o jovem. O professor Maurício, que viajou ao país asiático acompanhando o aluno, também ressaltou a importância desse momento e lembrou que Eleutério foi o único membro da equipe brasileira oriundo de escola pública, e que é a primeira vez que um aluno com essas origens participa presencialmente da fase internacional da competição.
Com informações do IFCE