Jornal do Cariri
Aluno de instituição do Cariri cria dispositivo para alimentar cães e gatos
Os horários e quantidade de ração podem ser programados
Foto: Divulgação
Juliana Sátiro
14/01/21 14:00

O aluno Daniel Rodrigues Gomes, estudante de Sistemas de Informação em uma instituição caririense, projetou um dispositivo automático capaz de alimentar cães e gatos em horários pré-programados pelos donos. O aparelho conta com sensores e motor que disparam o alimento no horário definido. Ao mesmo tempo, o tutor do animal pode acompanhar e controlar o alimentador por meio de um aplicativo. É possível acessar um relatório com informações diárias sobre a alimentação do seu pet e o dispositivo pode ser acionado de qualquer lugar que o dono esteja.

“No Brasil, o mercado de pets é um dos maiores do mundo, embora todos os problemas que o país vem enfrentando economicamente. É notório o quanto está indo na direção promissora. Neste contexto, o protótipo é destinado a esse público crescente, que gosta de ter animal de estimação em casa e, na maioria das vezes, está indisponíveis para cuidar da alimentação”, explicou o estudante.

De acordo com Daniel, por seu projeto ser acessível, é um diferencial atrativo em relação aos já existentes no mercado. “O que mais barateia é que utilizo arduino [uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto], muito mais fácil e barato para encontrar. Custa em torno de R$ 30. É um produto mais simples e mais acessível”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ