Aluna da UFCA mapeia territórios indígenas e recebe reconhecimento nacional
Estudante utiliza Google Earth para mapeamento de comunidades
Foto: UFCA
Natália Alves
07/01/26 8:30

A estudante da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Carla Rodrigues, conquistou reconhecimento nacional ao desenvolver um projeto educativo que utiliza ferramentas digitais para mapear caminhos, territórios e memórias de povos indígenas no Brasil. A iniciativa, intitulada “Terras e Memórias Vivas: caminhos indígenas pelo Google Earth”, foi criada por Carla Maria Rodrigues, aluna do curso de Produção Multimídia na modalidade a distância da instituição.

O trabalho está entre os vencedores da 2ª Mostra Educativa do Museu da Pessoa, cujo resultado foi divulgado em dezembro de 2025. Com o tema “Vidas Indígenas”, a edição premiou 11 materiais educativos de diferentes regiões do país que se destacaram por valorizar narrativas, trajetórias e experiências de povos originários presentes no acervo do museu.

Carla foi contemplada na categoria “No Digital”, voltada a projetos desenvolvidos em plataformas virtuais. A proposta organiza depoimentos e registros de povos indígenas catalogados pelo Museu da Pessoa em um roteiro interativo online, construído a partir de recursos do Google Earth, como imagens de satélite, mapas e visualização em três dimensões.

O projeto busca ampliar o acesso às histórias de vida indígenas e oferecer novas possibilidades de leitura e interpretação desses percursos, aproximando tecnologia e educação patrimonial. O trabalho tem coautoria de Nélida Alves Hoepers, mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (Univille).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE