Jornal do Cariri
Alianças encaminhadas
Madson Vagner
04/08/20 0:00

A região do Cariri tem sido palco de uma aliança que, em breve, pode acontecer em nível estadual. Lideranças de PT e MDB estão se entendendo bem para as eleições municipais deste ano. O fato acontece em pelo menos quatro municípios. Em Potengi, a prefeita Alizandra Gomes (PT) deve disputar a reeleição ao lado do médico Jamil Rodrigues (MDB). No município de Antonina do Norte, o MDB lançou o nome de Francisco Arrais e articula um nome do PT que deve ser o militante conhecido como Santino. Em Penaforte, o médico Rafael Angelo (MDB) também deve ter a companhia de um petista, que ainda não foi definido. A mesma situação é percebida em Missão Velha, onde Washington Fechine (MDB) deve concorrer ao lado de um nome indicado pelo ex-prefeito Tardiny Pinheiro (PT). As alianças têm o aval e a articulação de lideranças estaduais de ambas as siglas. Entre essas lideranças, o ex-senador Eunício Oliveira.

Vai ter oposição

A disputa de Abaiara não passará em branco, quando o assunto é oposição ao prefeito Afonso Tavares (PT) e o adversário vem justamente do MDB. O partido decidiu a posição depois de “ser traído” por Afonso, que havia prometido se filiar e acabou ficando no PT de José Guimarães. O MDB reclama os R$ 2 milhões em emendas disponibilizadas ao Município, como apoio ao prefeito. Os recursos foram destinados ao melhoramento da saúde e a construção do Mercado Público, a maior obra da gestão Afonso. A traição rendeu a intervenção pessoal do ex-senador Eunício Oliveira, que garante se dedicar para derrotar Afonso. O MDB ainda discute nomes, mas o favorito é o comunicador Pedro Marcos, de família conhecida na política local. Já o ex-prefeito Chico Sampaio, que declarou apoio a Afonso, sofre pressão do seu grupo para se manter na oposição.

Golpe duro

O prefeito de Barro, Marquinélio Tavares, hoje no PDT, teve um golpe duro nas suas pretensões de disputar a reeleição. Pelo menos três grandes lideranças ligadas ao seu mandato declararam apoio ao pré-candidato George Feitosa (MDB), principal liderança da oposição. O médico João Ricardo, o farmacêutico Didi e o vereador Bezerra do Engenho Velho, anunciaram a mudança de lado logo após o lançamento da chapa de George e Albano Severo (PSDB), no último fim de semana. Outro que não estará no palanque de Marquinélio é o deputado estadual Guilherme Landim, líder do PDT na Assembleia Legislativa. Guilherme foi traído na eleição de 2018, quando o prefeito não devolveu o apoio recebido em 2016. Marquinélio ocupa o cargo por força de liminar, mesmo estando inelegível pelo Tribunal de Contas e sendo condenado pelo Tribunal de Justiça do Ceará.

Mais uma tentativa

Como anunciado pelo blog “A Pedreira”, parece que a oposição de Altaneira faz mais uma tentativa em torno do nome da mulher do empresário Palito Mega Som, Késia Alcântara, para a disputa deste ano pelo PDT. A informação ganhou as redes sociais depois que o blog publicou uma foto de Késia com o deputado federal cassado, Genecias Noronha, líder do “Solidariedade” no Estado, com a frase: “Com a nossa futura prefeita, Késia”. A foto foi tirada na casa de Genecias, durante um almoço no domingo (2). Diante da repercussão, o pré-candidato do PDT, Paulo Robson, disse abrir mão da sua pretensão, caso seja confirmado o nome de Késia. Outro que se manifestou favorável foi o ex-prefeito Antônio Dorival, do PSD. Nem Késia, nem o ex-prefeito Delvamberto Soares, principal incentivador do nome, não se manifestaram.

Novo prefeito em Antonina

Uma sessão extraordinária na Câmara de Antonina do Norte, dia 31 de julho, empossou o novo prefeito Orlando Oliveira, conhecido Orlando Rufino (PSD). O vereador ocupava a presidência da Câmara e chegou ao cargo porque a Prefeitura está sem o vice-prefeito, Francisco Eron, falecido em março de 2017. A demora em assumir a gestão colocou Orlando na mira de críticas de opositores e da população, pela desconfiança de estar obedecendo ordens do prefeito afastado Evandro Arrais, afastado por 180 dias. Os dois são aliados, tanto que o secretariado será mantido. Sobre as acusações de submissão ao prefeito afastado, Orlando garante que estava apenas cumprindo as determinações estabelecidas pelo Regimento Interno da Câmara e a legislação do Município. Orlando deve terminar o mandato à frende do Executivo.

Tudo confirmado

O que já tínhamos anunciado nesta coluna se confirmou: o cantor Caninana do Forró será o candidato a vice na chapa do prefeito Evanderto Almeida. Os dois estão filiados ao PSD e anunciaram a chapa pura durante uma live no dia 31 de julho. Evanderto coloca em risco o apoio político do grupo ligado a atual vice-prefeita, Maria E, que sai da chapa sem opção de apontar o substituto. O grupo está em silêncio sobre a situação. Apesar da avaliação positiva, quem ficou com uma certa indisposição foi o grupo do secretário executivo do Turismo do Estado e suplente de deputado estadual, Anderson Palácio. Havia uma articulação para que o grupo pudesse indicar o nome para compor a chapa. Evanderto ganha em populismo, com o vinda de Caninana, mas se fragiliza politicamente, com a desconfiança dos grupos que fazem o seu governo. É esperar o resultado.

Enquanto isso...

... Ainda em Assaré, antes de anunciar a composição da chapa para disputa deste ano, o prefeito Evanderto Almeida não deixou por menos e comemorou a aquisição do vice. Ao que parece, Evanderto comemorou de casa, mas seu pré-candidato a vice, Caninana, promoveu a aglomeração. Opositores acusam a dupla de fazer pré-campanha com forró e cachaça.

... Tudo tranquilo, se o mundo não estivesse vivendo uma pandemia e o prefeito de Assaré não tivesse decretado isolamento social e situação de calamidade pública. Para a oposição, a postura é normal, já que o próprio prefeito estaria fazendo campanha aberta e promovendo as mesmas aglomerações, principalmente na zona rural. Poderá sofrer denúncia.

... Em Jardim, o pré-candidato petista à Prefeitura, Júnior Coutinho, continua remando contra a maré. Júnior tem procurado apoios no Município, mas só tem encontrado porta fechada. Na Câmara, o petista conta, apenas, com o apoio da vereadora Donizete Coutinho, sua irmã. A maioria dos vereadores apoia o prefeito Aniziário Costa.

... E na disputa pela Câmara de Jardim, os vereadores que não estão com o prefeito Aniziário esperam pela decisão do ex-prefeito Fernando Luz, que exerce grande liderança no Município. Júnior Coutinho tem se limitado e percorrer instâncias do Governo comandadas pelo PT de José Guimarães para se manter no páreo. Camilo deve apoiar Aniziário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ