Jornal do Cariri
Além das trocas de choque da tensão PT-PDT
19/07/22 0:00

Diante do cenário de tensão, a qual foi submetida a aliança entre PT e PDT, o deputado caririense Guilherme Landim tem se mantido fora da curva ao manter uma posição de concílio. Claro, posição esperada por quem lidera o PDT na Assembleia Legislativa. Guilherme tem repetido a pessoas próximas e confirmou a esta coluna que estará ao lado de quem o partido escolher. Da teoria para a prática, Guilherme esteve com o pré-candidato defendido por Ciro Gomes, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, no dia 16, na Expocrato, mas, antes, no dia 15, esteve ao lado da governadora Izolda Cela, pré-candidata à reeleição, em Brejo Santo, para vistorias de obras. Ao lado da prefeita Gislaine Landim, o deputado fez questão baixar a tensão entre as duas posições internas, ao não assinar a carta de apoio a nenhum dos nomes da disputa interna ao Governo. A mesma posição adotada por Gislaine, que não aparece e deixa para Guilherme a defesa pelo diálogo e o consenso.

Aniziário no canto de parede com Giovanni

Tranquilo com apoios as reeleições de Fernando Santana para estadual e José Guimarães para federal, o prefeito de Jardim, Aniziário Costa, foi pego de surpresa com a viabilização da pré-candidatura do vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio. Articulador e defensor do grupo que dá sustentação à Aniziário, Giovanni teria dito que espera o apoio incondicional. Claro, não veio publicamente falar sobre seus apoios, mas nos bastidores, a informação é que Giovanni já ultrapassa os sete prefeitos na sua base e o apoio de outros 12 ex-prefeitos. Giovanni faz uma pressão natural em Aniziário. Não se fala em acordo, mas se sabe que Giovanni sempre condiciona seus apoios ao retorno da posição.

Prefeito de Campos Sales enfrenta o MP

A expectativa de que o Ministério Público do Estado pediria o cancelamento do Campfest, em Campos Sales, se confirmou. Em ação protocolada no dia 11, a promotora Efigênia Coelho aponta que, entre outras motivações, a festa não tem previsão orçamentária e o Município ainda se encontra sob decreto de emergência. O orçamento municipal prevê apenas R$ 53 mil para o tipo de evento. Mesmo com a ação, o prefeito João Luiz garante que vai gastar o R$ 1,5 milhão direcionado por ele, em decreto recente que sequer teve apreciação da Câmara. O prefeito disse que enquanto o Tribunal de Justiça não se manifestar, o CampFest será mantido. O desafio do MP é barrar o evento que inicia dia 26.

Tem candidato paraquedas no Cariri

O ex-vice-governador Domingos Filho, líder do PSD no Ceará, está introduzindo um novo nome na política do Cariri. Domingos tem aberto portas com prefeitos aliados da região para o pré-candidato a deputado federal Matheus Noronha, filho do deputado federal Genecias Noronha, que está impedido de concorrer. Já fechados estão Dr. Lorim em Missão Velha e Marcone Tavares em Aurora. O desafio é convencer o voto para Matheus, que sequer conhecia a região e não sabe as carências da população. As oposições comemoram. Sabem que é mais fácil se contrapor aos chamados paraquedistas. Os ex-prefeitos Washington Fechine, em Missão Velha, e Adailton Macedo, em Aurora, agradecem.

Enquanto isso...

Ainda em Missão Velha, o ex-prefeito Tardiny Pinheiro (PT) também comemora as escolhas do rival Dr. Lorim. Na oposição, Tardiny vai votar em Fernando Santana para estadual e José Guimarães federal.

Aliado, o ex-prefeito Gidalberto Pinheiro deve fortalecer Dr. Lorim, votando em Osmar Baquit para estadual, mas deve manter fidelidade ao PDT, com o voto em André Figueiredo para federal.

Além de não seguir as orientações do seu partido, o PT, sobre o apoio à governadora Izolda Cela, o prefeito de Abaiara, Afonso Tavares, tem feito questão de demonstrar sua posição de rompimento.

Na sexta-feira (15), Afonso foi ao Crato fortalecer seu candidato ao Abolição, Roberto Cláudio. Afonso já comanda o PDT de Abaiara e sua filiação é questão de tempo. Antes, o prefeito pode ser expulso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ