Jornal do Cariri
Ainda não acabou
Madson Vagner
29/12/20 0:00

A tensão eleitoral em Assaré atravessou todo o processo eleitoral e parece ainda não ter acabado, mesmo com a vitória do empresário Libório Leite contra o prefeito Evanderto Almeida. Na verdade, ambos esperam o último desfecho da disputa. Eles estão na mira do Ministério Público Eleitoral e, pior, acusados de abuso de poder político e econômico, o que pode cassar os registros. Evanderto é acusado de fazer pequenas obras em propriedades particulares usando a estrutura da Prefeitura. Foram feitos barreiros, estradas e preparação de terras para plantio. Sobre Libório recai denúncia de perfuração de poços profundos, usando a estrutura da Sohidra, órgão ligado ao Governo do Estado, seu principal aliado. Evanderto e Libório são acusados de captação ilícita de votos em ações de investigações judiciais eleitorais. No caso de condenação para Evanderto, o prejuízo é menor. Porém, para Líbório, pode custar o mandato recém conquistado. 

Bem dividida 

Concentrada na disputa entre duas candidaturas, a Câmara de Caririaçu reflete exatamente o resultado das urnas. A Casa Legislativa se divide apenas entre o PDT de Edmilson Leite e o PSD de João Marcos. São sete vereadores do PDT contra quatro do PSD. As duas siglas não deram espaços a nenhum outro partido. Mas, se alguém acha que a divisão terá força na disputa pela presidência da Casa, se enganou. O candidato a presidente Tiago de Rossini, do PDT, nome defendido por Edmilson, apresentou nas redes sociais o apoio dos vereadores Adriana Calisto, Cícero de Beta, Ailton da Miragem, todos do PSD. Com mais os votos dos companheiros de PDT, Marcos Araújo e Júnior Sabino, Tiago já teria os votos necessários para ser eleito presidente e desbancar qualquer outro nome. Tiago é o atual vice-presidente da Casa. 

Tudo resolvido 

Mesmo sabendo da derrota eminente, a bancada do PP de Várzea Alegre resolveu disputar a Mesa Diretora da Câmara. O partido elegeu quatro vereadores e os dispôs numa chapa denominada “Bancada do Povo”. À frente da disputa, o vereador Pedro Bitu, candidato a presidente; Michael Martins, vice-presidente; Luiz do Conselho, primeiro secretário; Marcelo Fledson, segundo secretário. Sobre entrarem na disputa sem qualquer perspectiva de vitória, o grupo diz que quer apenas fortalecer a democracia. O favorito na disputa é Alan Salviano, candidato do prefeito reeleito Zé Helder, ambos do MDB. De resto, ainda corre por fora o vereador Otoniel Fiuza Júnior, do PSD, que nega a pretensão. Diz apenas que está discutindo. Para a base de Zé Helder, tudo está resolvido. 

Disputa acirrada 

A disputa entre oposição e situação na Câmara de Mauriti promete ser bem acirrada. Apesar da vitória folgada do petista Isaac Júnior para o Executivo, no Legislativo a realidade será bem diferente. Sozinho, o PT fez seis dos 13 vereadores, enquanto a coligação PDT/DEM fez outros seis. O voto minerva ficou com o Pros, que conseguiu fazer uma cadeira. Agora, quem quiser construir maioria na Casa terá que sentar com Pros do candidato derrotado, professor Felizardo. O detalhe é que o vereador eleito do Pros, Tonhão Martins, tirou mais votos que seu candidato a prefeito. Felizardo teve 312 votos, enquanto Tonhão conseguiu 786 votos. Resta saber quem vai liderar o partido nas conversas com oposição e situação. E mais: será que o Pros sentará com o PT? Certo mesmo é que Isaac Júnior já inicia a gestão com um grande problema para resolver na Câmara. 

Mais tranquilo 

Uma situação mais tranquila vive o prefeito eleito de Milagres, Cícero Figueiredo. O seu partido, o PDT, conseguiu fazer cinco das 11 cadeiras do Legislativo e precisa atrair apenas um dos dois vereadores eleitos pelo PTB e Podemos para formar maioria. A situação da oposição de Abraão e Hellosman Sampaio, ambos do PSD, é mais complicada. Eles elegeram apenas quatro das 11 cadeiras na Câmara e precisam convencer os dois vereadores, vale salientar, sem o apelo de estar no poder. Figueiredo, além de ser eleito prefeito, tem o apoio do Governo do Estado para acomodar as reivindicações que possam surgir durante uma possível negociação. O primeiro embate acontecerá para a presidência da Câmara. O resultado dará o norte de como será a disputa durante a legislatura: se mais tendenciosa a oposição ou ao governo municipal. É esperar! 

Bem acomodado 

O prefeito eleito de Farias Brito, Deda Pereira, do PDT, prometeu fazer um mandato pautado na nova política, mas parece que a distância entre a teoria e a prática é bem grande. Ao anunciar o secretariado com as presenças do ex-prefeito Marcos Moreira para a Saúde, do vereador Chico da Betânia para a chefia de Gabinete e do petista Samuel Linhares para Infraestrutura, o novo prefeito demonstra estar mais preocupado em acomodar aliados, que encontrar soluções para os problemas apontados durante a campanha eleitoral. Mas, a gestão de Deda ainda tem uma ponta de esperança com o pouco sangue novo que comporá o novo secretariado. Mesmo sem fazer declarações, Deda parece investir no entrosamento entre a velha e a nova política. A dúvida é: será que dá certo? Será a disputa dos “experientes” com os atualizados. De que lado Deda ficará? 

Enquanto isso... 

... A oposição em Farias Brito, liderada pela vereadora Preta, se prepara para enfrentar o prefeito eleito Deda Pereira e sua base. O PCdoB de Vandevelder Freitas fez cinco dos 11 vereadores, enquanto o PDT de Deda fez quatro. O fiel da balança está nos dois vereadores do PT de Samuel Linhares, aliado de Deda. É bom a aliança PDT e PT durar! 

... Ainda em Farias Brito, mesmo depois da campanha, o clima continua quente. Na última semana, o blogueiro Lucivaldo Carlos, apoiador de Deda, diz ter sido agredido pelo secretário do atual prefeito Zé Maria, conhecido como Neto. Lucivaldo foi à delegacia registar a queixa, mas reclama que nada foi feito. A agressão teve motivação política. 

... Quem promete estar na linha de frente das reivindicações dos prefeitos do Cariri é o deputado estadual Guilherme Landim, líder do PDT na Assembleia Legislativa. Ele tem garantido aos prefeitos eleitos e reeleitos da região que, ao lado da bancada caririense, estará disposto a lutar pelos municípios nesse que se apresenta ser um ano difícil. 

... Na última semana, Guilherme postou nas redes sociais um encontro com o governador Camilo Santana, onde disse estar tratando de ações para os municípios do Cariri. “Trabalhar pelo fortalecimento da nossa região é o que nos move. Estamos juntos!”, disse. Os novos gestores precisão muito dos deputados caririenses e Guilherme já estendeu a mão. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ