Jornal do Cariri
Agricultores participam do Garantia Safra
Programa garante condições mínimas de sobrevivência a agricultores
Foto: Ascom Juazeiro do Norte
Joaquim Júnior
20/09/22 9:00

Milhares de agricultores do Cariri são beneficiados, anualmente, pelo Garantia Safra, que abrirá inscrições. No último ano, somente em Crato, Juazeiro e Barbalha, foram cerca de 1.300. A ação faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), no intuito de garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares nos municípios que estejam sujeitos à perda de safra, seja por estiagem ou por excesso hídrico.

Em Juazeiro, de acordo com Roberta Rocha, engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura. “No ano passado, o Município cadastrou 274 agricultores”, afirma. Para o período 2022-2023, as datas das inscrições e o calendário para visitação às comunidades estão sendo discutidos em reuniões junto aos órgãos de agricultura, que devem anunciar as medidas esta semana.

Para o recebimento, é necessário o pagamento de um valor, que para o agricultor, este ano, será de R$24.  A cota é completada por Município, Estado e Governo Federal, que também pagarão mais. Neste ano, segundo Roberta, o benefício também teve aumento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ