JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Agentes participam de curso de combate a incêndio urbano
Curso é voltado para combate a incêndio em edificações
Foto: Ascom CBMCE
Joaquim Júnior
14/11/24 9:00

As aulas com uma nova turma do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano (CBCIU), em Crato, tiveram início durante esta semana. Tanto a cidade cratense, que integra a Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19), como Quixadá (AIS 20) participam do treinamento. O curso é realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), e foi iniciado nos últimos dias com uma turma composta por 20 bombeiros da 2ª Companhia (2ª Cia) do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) e da 1ª Companhia (1ª Cia) do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM).

De acordo com o CBMCE, o curso tem duração de 15 dias e o conteúdo inclui temas como adaptação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), combate a incêndios em estruturas verticais, técnicas de ventilação e simulado com uso real de fogo em contêiner. Por meio da abordagem a esses assuntos, o curso possibilita a avaliação do comportamento desse tipo de incidentes.

 “O curso chega a sua 27ª edição, e vem cheio de expectativa, já que era esperado pelos militares da região. Graças à sensibilidade do comando, pudemos ofertar esse curso, fortalecendo ainda mais as ações da corporação no interior do Estado”, reforçou o tenente-coronel BM Gledson Rodrigues, coordenador do curso e comandante do Comando de Bombeiros do Interior (CBI), que afirmou que o treinamento fortalece o trabalho na região.

Como acredita o monitor do CBCIU, capitão BM Sócrates, o treinamento é fundamental para o atendimento adequado das ocorrências. “A região do Cariri é uma das mais desenvolvidas no Estado, o avanço imobiliário exige que a tropa esteja cada vez mais qualificada. Como o curso é voltado para combate à incêndio em edificações, é extremamente oportuno o treinamento. As atuais técnicas repassadas, principalmente o combate ofensivo possibilita a solução de ocorrências em tempo mais hábil e com uso racional da água”, destacou.

Com informações da Ascom do CBMCE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE