JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Advogados comemoram sanção da lei do novo piso salarial
Proposta tramitava no Legislativo desde 2019
Foto: Fco Fontenele
Geneuza Muniz
10/01/23 10:30

O piso salarial dos advogados foi sancionado, na última terça-feira (3), pelo governador Elmano de Freitas. Os escritórios de advocacia e empresas da iniciativa privada do Ceará terão um prazo de três meses para se adequarem à nova lei, que institui uma remuneração de  R$ 1.900 por mês, para jornada de trabalho de até quatro horas diárias ou 20 horas semanais, e de R$ 3.100 mensais, para jornada de até oito horas diárias ou 40 horas semanais. 

A Advogada, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Ceará - Subsecção Juazeiro do Norte, Nathalia Gonçalo, em entrevista ao Jornal do Cariri, falou sobre o que a medida representa para a categoria. De acordo com ela, o piso salarial é uma reivindicação antiga da classe, e vem para valorizar a advocacia, em especial aos mais jovens que estão ingressando agora no mercado de trabalho.

Antes, em alguns casos, havia subvalorização do trabalho do advogado. “A Lei é curta e categórica. São quatro artigos que definem expressamente o piso salarial da categoria. Caso venha a ocorrer a contratação abaixo do piso, as empresas poderão sofrer processos”, esclarece Nathalia.

A criação do piso salarial dos advogados é uma proposta  que estava tramitando na Assembleia Legislativa do Ceará desde 2019, após ter sido encaminhada em uma mensagem do então governador Camilo Santana. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE