Jornal do Cariri
Aceni investigada por ligação com PCC
Donizete Arruda
25/08/20 0:00

Agora é oficial. Quem confirma é a própria Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte. A Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu (Aceni), que será declarada vencedora do chamamento público para gerenciar a UPA do Limoeiro e o Hospital São Lucas, é investigada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF), dentro do escândalo da Prefeitura de Arujá(SP), quando o prefeito José Luiz Monteiro entregou a saúde ao controle do traficante Anderson Gordão. Daí, fica no ar a suspeita que a Aceni foi apadrinhada pela facção paulista, pois o contrato de gerenciamento da saúde de Arujá era dela, num acordo entre Anderson Gordão e o prefeito José Luiz.

Secretaria de Saúde faz defesa da Aceni

Em nota oficial, a Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte, faz uma defesa veemente da Aceni: “informa que, tão logo tomou conhecimento de denúncias vinculando o nome da Aceni a um processo investigativo no município de Arujá – SP, notificou esta Organização Social (OS) para obter os devidos esclarecimentos. A Secretaria recebeu como resposta da Aceni que a entidade não possui nenhuma vinculação à empresa que foi indiciada no município paulista por improbidade administrativa. A Aceni explicou ainda que foram abertos inquéritos investigatórios face a todas as OSs que atuam na cidade de Arujá – SP, inclusive face à Aceni, para averiguações, sendo que a Aceni não recebeu nenhuma acusação”. A Secretaria da Saúde finaliza a nota declarando: “segue averiguando os fatos, para que, se necessário, sejam adotadas todas as medidas cabíveis.”

Gilmar Bender pronto para ser candidato

Gilmar Bender é o candidato a prefeito para derrotar Arnon Bezerra. O acordo político com 14 partidos está fechado. Falta apenas ser oficializado publicamente. À frente dessa ampla aliança está o PDT, que indicará o empresário Gilmar Bender com o aval do presidente nacional, Carlos Lupi. A seu lado estarão as maiores lideranças do Juazeiro do Norte. Arnon teve seu palanque todo esvaziado. É impressionante o ressentimento político dessas lideranças com o atual prefeito. A vaga de vice será do PSD de Normando Sóracles, que indicará o atual vice, Dr. Giovanni Sampaio. Essa indicação está sendo endossada pelo ex-prefeito Raimundo Macedo. O PT está nos finalmente para ir de Bender: o ex-prefeito Manoel Santana aderiu. Essa decisão agrada ao governador Camilo Santana, que nunca engoliu Arnon. Façam as contas. O PSB dificilmente não se somará a Bender: o ex-prefeito Carlos Cruz e sua filha, ex-deputada estadual Ana Paula Cruz, estão unidos  a essa articulação conjuntamente com o PCdoB, para impedir à reeleição de Arnon. E há, ainda, o PSDB do deputado estadual Nelinho de Freitas e do ex-deputado federal Manoel Salviano, que estão discutindo para apoiarem Gilmar Bender.

Cid se assusta com implosão de Arnon

Na sexta (21), o governador Camilo Santana convocou o prefeito Arnon Bezerra para uma reunião no Abolição. Na pauta, conversas administrativas. Na verdade, o assunto era outro. Camilo avisou a Arnon que estava em curso um amplo entendimento contra a sua candidatura a um novo mandato sob a liderança de Gilmar Bender. Esclareceu que o senador Cid Gomes tentou de todas as formas barrar essa união, mas foi vencido pela mágoa que Arnon uniu em torno de sua administração. Todos querem derrotá-lo, foi o recado dado a Arnon. O Governador aproveitou para dar outro conselho ao prefeito de Juazeiro: Arnon, está convencido a renovar contrato da Aceni? Sabe dos riscos que essa organização social trará até pessoalmente. Arnon teria escutado. Saiu tão atordoado do encontro com Camilo, que na noite da sexta, acabou se envolvendo num acidente de automóvel em Cascavel. Nada de grave. Só que o episódio revela como o prefeito de Juazeiro ficou abalado.

 Raimundão anuncia apoio a Bender já

Na quinta-feira (27), Raimundo Macedo convocará entrevista coletiva para formalmente aderir à candidatura de Gilmar Bender a prefeito de Juazeiro do Norte. No sábado (22), Raimundão veio no helicóptero de Bender, de Juazeiro para Fortaleza, à tarde, para uma reunião com o presidente regional do MDB, ex-senador Eunício Oliveira. No encontro, Raimundão disse claramente que não tinha como votar em Arnon e que sua posição era clara: apoiar um nome novo, o de Gilmar Bender. Eunício queria a vaga de vice-prefeito para a esposa de Raimundão, dona Maricele Macedo. Raimundão esclareceu que não era impossível conseguir esse lugar. Porém, preferia que o post ficasse com seu amigo, Giovanni Sampaio. Eunício tentou sugerir outras exigências para o MDB apoiar Bender. Raimundão foi incisivo: estava fechado. Queria o aval de Eunício, pois não desejava sair do partido. Nem ele nem seu filho, deputado estadual Davi Macedo. Com o consentimento de Eunício, Raimundão embarcou no helicóptero de Bender e retornou a Juazeiro, onde desceu na fazenda Bender, no sítio Barro Branco, zona rural.

Clima quente na Câmara de Juazeiro

 Uma crítica do vereador Demontier Agra sobre uma confraternização dos vereadores, no grupo de whatsapp da Câmara, desencadeou uma reação furiosa do presidente Darlan Lobo. No grupo se discutia a investigação contra Glêdson Bezerra, quando Demontier insinuou que uma confraternização dos vereadores também teria sido bancada com o dinheiro do Poder. Furioso, Darlan respondeu que a comemoração foi bancada com seu dinheiro, não da Câmara. Disse que Demontier tem dupla personalidade e acusou o colega de não ter clareza no que diz, sugerindo desequilíbrio no discurso. Darlan chegou a sugerir que muita coisa poderia vir à tona e cravou: ali não tem nem um bonzinho não”. Demontier Agra disse que só iria responder na Câmara e não iria se rebaixar no grupo. A expectativa é para sessão de terça-feira.
 
Camilo pediu apenas duas prefeituras

Nas negociações sigilosas para as eleições municipais deste ano, o governador Camilo Santana e o senador Cid Gomes se acertaram sobre o futuro político deles. Camilo solicitou a Cid interferir inicialmente em dois municípios: Barbalha e Itapipoca. Depois, passados alguns dias, o Governador mudou de opinião e voltou a procurar o senador Cid. Resolveu incluir uma terceira cidade, também do Cariri: Crato. Justificou questões sentimentais para eleger o prefeito. O Crato é onde o Governador nasceu, apesar de toda a sua vida ter sido em Barbalha. Desse modo, a prioridade de Camilo é clara: eleger os prefeitos desses locais - Crato, Barbalha e Itapipoca. No Crato, é reelege Zé Ailton Brasil. Já em Barbalha, a meta é derrotar o prefeito Argemiro Santana, elegendo Guilherme Saraiva. Por último, em Itapipoca, emplacar Felipe Pinheiro. O batismo do trio: dois filiados ao PT e um ao PDT, no caso Guilherme Saraiva.   

Disse me disse...

Na Câmara de Juazeiro, o presidente Darlan Lobo disse que o Ministério Público tem razão em entrar com ação para diminuir seu salário.
 
O presidente da Câmara ganha R$ 22 mil e Darlan disse que se os promotores tivessem chamado ele, não seria preciso entrar com ação.
 
Clima quente, também, na Câmara de Barbalha, durante análise do pedido de vistas do projeto do empréstimo de R$ 5 milhões para o Executivo.
 
Na discussão, os vereadores Rildo e Dorivan, mais uma vez, bateram boca. Dorivan disse que se houvesse discussão iria “mostrar a chibata”.
 
O clima de briga em Barbalha só foi contido pela firmeza do presidente Odair Matos, que ameaçou cortar a palavra dos dois vereadores.
 
Já Odair, deve ter dificuldades para disputar mais uma vez uma vaga no Legislativo. Está com o nome na lista do TCU e depende de uma liminar.
 
Em Fortaleza, o pré-candidato Glêdson Bezerra conversou com o senador Eduardo Girão, do seu partido. Queria mais que conselhos.
 
Eduardo Girão, além de garantir que vai ajudar politicamente, prometeu recursos do partido para a campanha. A questão é se Glêdson acreditou. 

 
No vídeo divulgado nas redes sociais, Eduardo Girão fez um discurso que mais atrapalhou do que ajudou Gledson Bezerra.


Disse que não sabe se Glêdson Bezerra irá vencer ou não as eleições, mas independente de quem seja o prefeito vencedor irá trabalhar pelo povo de Juazeiro, porque sua família tem origem no Cariri.


Tradução dessa mensagem: o senador Eduardo Girão pensou mais no seu projeto de ser governador do Ceará em 2022, do que em alavancar a candidatura de Glêdson Bezerra esse ano.


Desculpe a ignorância, por que a Secretaria de Saúde faz tanta questão de manter a Aceni na administração da UPA de Limoeiro e no Hospital São Lucas?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ