Jornal do Cariri
Abolição abre as portas para debater desastres no Cariri
04/04/23 0:00

Quatro dos seis municípios mais atingidos com as fortes chuvas do mês de março estiveram reunidos com o Comitê de Contingência do Governo do Estado, no dia 31. Na Casa Civil, os prefeitos falaram das dificuldades e receberam orientação sobre “decretos de emergência” ou “calamidade”, além da necessidade de um núcleo municipal da Defesa Civil. Em março, Antonina do Norte, Missão Velha, Porteiras e Altaneira decretaram estado de emergência por 180 dias. Presentes à reunião, os prefeitos ouviram - de Milagres, Cícero Figueiredo; Missão Velha, Dr. Lorin; Mauriti, João Paulo; e de Porteiras, Fábio Pinheiro -, mas cobraram mais ação por parte do Governo. Figueiredo, um dos mais incisivos, relatou casos como a barragem do distrito Rosário, que teve mais um acidente. O local é porta de entrada para o Cariri e a ponte tem apenas uma mão. Milagres, também, pode ser atingida em caso de acúmulo de água nos reservatórios da transposição. O prefeito cobrou solução para se antecipar a uma tragédia. As demandas foram colocadas e os gestores esperam respostas.

Enel ignora decisão judicial em Brejo e Milagres

Não é novidade que a empresa de energia do Ceará (Enel) ignora a tudo e a todos. A surpresa foi desacatar a Justiça ao não cumprir ordens judiciais. Em Milagres, a Prefeitura ingressou com ação para a ligação de energia em UBSs e no estádio municipal. As decisões favoráveis à Prefeitura, em julho e dezembro de 2022, não garantiram a realização dos serviços. Em Brejo Santo, uma indústria aguarda, há mais de um ano, a ampliação da rede, que vai gerar centenas de empregos para a região. Não precisa dizer que a Enel não cumpriu a ordem. Os casos foram levados à Assembleia Legislativa, pelo deputado Guilherme Landim (PDT), que pediu atitude da Justiça e atenção do Governo do Estado.

Prefeito de Potengi continua na mira do MP

Livre das investigações e possível cassação pela Câmara, por decisão da Justiça, o prefeito de Potengi, Edson Veriato (PT), não conseguiu sair da mira do Ministério Público do Estado. No dia 28, promotores e técnicos da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), foram à cidade, levantaram informações e recolheram documentos sobre o processo de dispensa de licitação para serviços de limpeza pública, o mesmo investigado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara. Sob sigilo, o resultado da investigação do MP deve vir à tona em breve, quando a denúncia for formalizada à Justiça. Na base do prefeito, que é minoria na Câmara, uma certeza: a política vai vencer novamente.

Movimento antidemocrático em Brejo Santo

Uma célula extremista em Brejo Santo é uma das investigadas pela Polícia Federal (PF) por articulação, participação e financiamento de movimentos antidemocráticos realizados em outubro e novembro de 2022 no Ceará. No dia 30, a operação Impávido Colosso foi ao Município, onde apreendeu documentação contábil, notebooks, celulares e armamento sem registro. Ao todo foram 32 mandados de busca e apreensão em Brejo e outras seis cidades do Ceará, incluindo a capital Fortaleza. Se comprovada a participação, os investigados serão enquadrados em crimes de Associação Criminosa e incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais. As penas podem chegar a 3 anos de prisão.

Enquanto isso...

Em Jati, a prefeita Monica Mariano acerta nas obras e na política, mas ainda patina nos embates com a Justiça. A queda de braço com o Sindicato local, no caso dos afastamentos indevidos de servidores, é um exemplo.

Um despacho da juíza Samara Costa Maia, de Brejo Santo, intimou a prefeita a reintegrar os servidores. A magistrada deu 15 dias, a contar de 20 de março, sob pena de multa de R$ 3 mil. O prazo está acabando!

O prefeito de Santana do Cariri, Samuel Werton, está com as atenções voltadas para as articulações em Brasília. No dia 28, Samuel esteve no Ministério do Turismo para “destravar recursos” alocados para cidade.

Ao lado de Samuel, a deputada federal Fernanda Pessoa ajudou na articulação. A avaliação é que, depois do anúncio da beatificação da Menina Benigna, não há tempo a perder. Santana tem pressa!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ