JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Abertura de empresas aumenta quase 40% no Crajubar
Juazeiro do Norte é 3º município no ranking de empresas ativas no Ceará
Foto: Ascom Jucec
Joaquim Júnior
05/08/25 9:00

Os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha registraram, no primeiro semestre de 2025, a abertura de 4.368 empresas. Os dados foram repassados pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). O número é 39,86% maior que o registrado no mesmo período de 2024, quando foram abertos 3.123 novos negócios nas três cidades. Em todo o Ceará, Juazeiro do Norte ocupa a terceira colocação no ranking de empresas ativas, com 52.025 empresas, ficando atrás somente de Fortaleza e Caucaia.

 “Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e outros municípios caririenses têm demonstrado um ambiente cada vez mais favorável aos negócios, resultado não apenas do espírito empreendedor da população, mas também dos investimentos públicos em infraestrutura, educação e serviços, que tornam o Cariri um polo atrativo e estratégico”, afirma o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati. Como cita, a região registrou crescimento de mais de 42% na abertura de empresas, o que aponta ser um indicativo da força produtiva da região e da confiança dos empreendedores locais.

De acordo com Eduardo, a região do Cariri tem se firmado como um verdadeiro motor do empreendedorismo cearense, com uma contribuição cada vez mais expressiva para a dinâmica econômica do Estado. “A Jucec enxerga o Cariri como uma das regiões mais representativas do Ceará em termos de formalização de negócios, com protagonismo tanto em número de novas empresas quanto na diversidade de setores econômicos que vêm se fortalecendo — especialmente os de serviços, comércio e indústria”, enfatiza.

Segundo o presidente da Jucec, esse desempenho também reflete os avanços promovidos na simplificação e na digitalização dos processos. Como exemplo, ele menciona o Abre no Zap, que já está sendo expandido para todas as regiões do Estado. “Acreditamos que fomentar a formalização e garantir um ambiente de negócios eficiente é essencial para que o Cariri continue crescendo e contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Ceará como um todo”, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE