JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Abastecimento no Cariri é reforçado com recursos do Novo PAC
São mais de 54 km de canais que passam pela região
Foto:Tiago Stille - Governo do Ceará
Robson Roque
22/01/25 14:30

Recursos destinados pelo Governo Federal impulsionam obras hídricas no Cariri. No ano passado foram mais de R$ 2 bilhões revertidos para construções do Cinturão das Águas do Ceará. Com 80% construída, a infraestrutura beneficiará cerca de 4,5 milhões de pessoas com abastecimento no Cariri e na Região Metropolitana de Fortaleza. Ainda foram concluídos dois sistemas de abastecimento em Mauriti, enquanto outros investimentos são previstos para este ano. 

Os recursos são destinados pelo Governo Federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Foram investidos mais de R$ 2 bilhões naquela que é conhecida a maior obra de transferência de água no Brasil. O governador Elmano de Freitas (PT) visitou as obras na zona rural de Crato, no final do ano passado. “Além disso, a água chega a distritos dessas cidades, e vai garantir o sistema de abastecimento do Crato e puxar para distritos daqui também”, explicou Elmano na visita à região.

Uma barragem em Jati, também no Cariri, já está concluída para levar a água para adutoras que serão construídas em nove cidades: Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas. O terceiro lote do Cinturão das Águas começa em Barbalha, passa por Juazeiro e termina no Crato, com previsão de entrega em junho de 2026; o quarto começa na zona rural cratense e se estende até Nova Olinda, cujas obras estão previstas para o próximo mês de outubro. No total, são 54 km de canais e 12 km de sifões. 

Secretário estadual de Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues ressalta que “a parceria entre os governos federal e estadual “acelerou a velocidade das obras e vai garantindo que, nos próximos anos, possamos entregar à população cearense obras que vão assegurar a estabilidade hídrica da Região Nordeste”.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, também esteve no Cariri recentemente. Aqui, ele destacou novas obras para este ano. “As ordens de serviço estão prontas para iniciarmos 2025 com novas obras hídricas para viabilizar armazenamento e distribuição de água para a população mais necessitada”, revelou o ministro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE