Jornal do Cariri
Abaiara se transforma em barril de pólvora político
18/10/22 0:00

A relação política da Câmara de Abaiara com a gestão do prefeito Afonso Tavares está prestes a explodir. Apesar do clima, ainda amistoso, a tendência é a oposição se fortalecer nos próximos dias. A bomba dos R$ 2,2 milhões desviados da previdência dos servidores deve cair na Câmara como a ‘gota d´água’ para o fim da relação. Há, inclusive, um debate para afastar Afonso da Prefeitura. Tudo motivado pelos recentes rompimentos políticos, coincidentes com a investigação da Receita Federal, que descobriu que o dinheiro recolhido dos servidores não foi depositado nas contas previdenciárias. Tudo comprovado em auditoria da Receita. Na Câmara, a avaliação é que a resposta tem que ser forte. Mas, o risco de afastamento não mete medo em Afonso. Ele garante que não cai. Tem a maioria dos vereadores na sua mão. O sindicato Apeoc promete mobilizar os servidores para cobrar uma ação da Câmara e o movimento vai querer saber quem está nas mãos de Afonso.

Tudo normal em Altaneira: crise e festa

Depois de conseguir emplacar seus candidatos a federal e estadual, como primeiros nas eleições deste ano, o prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues, entra na fase de consolidar sua liderança para 2024. Fez da Festa da Padroeira, um grande evento festivo com bandas e shows. Novamente, discursou em tom de desabafo e garantiu, de forma implícita, que continuará derrotando os opositores. Na oposição, o cansaço é aparente; tanto que as críticas se resumiram ao barulho, sujeira e odor de urina deixados pela festa. Pouco impacto frente a lotação e aceitação. Agora, a oposição espera pela prestação de contas – que não vai sair – para tentar fazer uma crítica mais contundente. Vai ficar esperando.

Dr. Lorim volta à base política do estado

Fiel as determinações do seu partido, o prefeito de Missão Velha, Rosemberg Macedo, o Dr. Lorim (PDT), votou no primeiro turno em Ciro Gomes para presidente. Mas, neste segundo turno, diferente de alguns amigos de partido, Dr. Lorim garante que vai se empenhar na campanha do petista Lula. O anúncio aconteceu no dia 10, pelas redes sociais. “Agora faz o L”, diz a postagem. Para a oposição, também fechada com Lula, é aoportunidade de o prefeito conseguir uma vitória nesta eleição. No primeiro turno, todos os candidatos de Lorim foram derrotados. Claro, a base do prefeito avalia que o cenário era desfavorável e que nas eleições municipais tudo será diferente. Será? É aguardar!

No Cariri, George se consolida como aliado fiel

Mesmo sem muita dedicação a campanha presidencial no primeiro turno, o prefeito de Barro, George Feitosa (MDB), comemorou mais de 84% dos votos do Município para o ex-presidente Lula. Sem campanha ao Governo, com a eleição de Elmano em primeiro turno, o prefeito resolveu impulsionar a campanha de Lula para o segundo turno. George esteve no encontro dos apoiadores de Lula, em Fortaleza, dia 10, e se comprometeu em melhorar ainda mais a votação do petista. Nas redes sociais, o prefeito disse: “Agora estamos juntos novamente, na luta para trazer a felicidade de volta ao nosso país, votando em Lula 13 para presidente!”. Mesmo sendo do MDB, George se consolida como um dos aliados mais fieis do Cariri.

Enquanto isso...

Ainda em Abaiara, o vice-prefeito Ângelo Furtado, o Angim, está cada vez mais próximo do comando petista no Ceará. Esteve na reunião do partido, que definiu as estratégias e a organização da campanha do Lula no Cariri.

Angim deve ser o coordenador da campanha de Lula em Abaiara, graças as sucessivas traições do prefeito Afonso Tavares ao PT. Afonso articulou sua saída do PT para o PDT, mas acabou surpreendido pela vitória de Elmano.

Em Assaré, quem ainda continua rolando os dados, quando o assunto é liderança, é o ex-prefeito Oliveira Filho. Mesmo longe do poder há 17 anos, Oliveira tem conseguido resultados significativos nas urnas.

Aliados de Oliveira andam comparando a votação da sua candidata a federal, Fernanda Pessoa, com Eunício Oliveira, candidato de Evanderto. Fernanda foi a terceira com 10,48% dos votos e Eunício teve 8,32%

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ