Jornal do Cariri
Capitão se consolida à espera do 2º nome
06/09/22 0:00

Saiu nesta segunda (05), mais uma pesquisa do Instituto Paraná - Jornal do Cariri - Rede Plus FM e Portal CN7. A liderança do candidato de oposição Capitão Wagner está consolidada a 26 dias das eleições, agora com 37,5%. Há um mês, era 40,1%. Variou dentro da margem do erro. A grande disputa que o Ceará hoje assiste é para saber quem será o adversário de Capitão Wagner. Há, literalmente, um empate técnico entre Roberto Cláudio e Elmano Freitas. Os dois cresceram entre agosto e setembro: Roberto avançou dois pontos percentuais e Elmano cresceu 03. Assim, os números revelam RC com 24,3% contra 20,9% de Elmano. Uma diferença mínima de 3,2 pontos percentuais. Não há como apontar um favorito. E nem qual será o cenário que sairá das urnas na corrida ao Abolição no dia 02 de outubro. Com sua experiência, o senador Cid Gomes declarou no sábado (3), em Sobral, que permanecerá neutro no 1º turno para “ aparar as arestas” e “unir a totalidade da base - PDT-PT” no 2º turno. Pelas palavras de Cid, deduz-se que ele acredita que ninguém tira Capitão do 2º turno. E aí fica o confronto pela outra vaga. Cid não terá candidato. Irá esperar o resultado. Esse comportamento de Cid desagrada aos aliados de Roberto Cláudio. Já a turma de Elmano repete o discurso de Camilo Santana, com elogios a Cid e apoio às suas escolhas políticas, no seu tempo.

Camilo promove mudança em Juazeiro

A coordenação geral da campanha majoritária de Elmano Freitas ao governo do Ceará e de Camilo Santana ao Senado tomou uma decisão: escolher uma coordenação específica para Juazeiro do Norte. A coordenação geral do Estado escalou uma equipe de Fortaleza para estar à frente da campanha em Juazeiro. A equipe deve centralizar as ações e decisões da campanha no Cariri. Essa medida foi adotada após a constatação que a campanha de Elmano e Camilo estava tendo baixa adesão popular às últimas agendas do fim de semana no Crajubar e, em específico, em Juazeiro do Norte. A ordem é intensificar o trabalho no Município como resposta a adesão dos 13 vereadores de Juazeiro à campanha de Roberto Cláudio.

Fernando Santana é o cara em Juazeiro do Norte

O candidato à reeleição de deputado estadual, Fernando Santana, provou porque é o preferido para ser o mais votado de Juazeiro do Norte. Depois da carreata das candidaturas majoritárias de Camilo e Elmano, a inauguração do Comitê de Fernando foi o maior evento de campanha do Crajubar no fim de semana. Na noite de sexta-feira (2), centenas de apoiadores foram prestigiar o vice-presidente da Assembleia Legislativa na sede do seu comitê de campanha. Fernando agradeceu as parcerias do vice-prefeito e candidato a federal, Giovanni Sampaio, do prefeito Glêdson Bezerra e as lideranças do PT no Município. O evento serviu ainda para que Giovanni reafirmasse sua permanência na disputa, depois de ter colocado a própria candidatura em xeque. Mas, agora, tudo está resolvido e a campanha dele está na rua.

Guilherme mostra entrega à campanha

O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, assumiu a responsabilidade de liderar a campanha dos petistas Elmano Freitas e Camilo Santana no Cariri. O prefeito enalteceu a coordenação regional, mas avaliou que a disputa é muito intensa e precisa que mais lideranças saiam às ruas para virar o jogo em favor de Elmano. O prefeito acredita que Barbalha deve assumir essa responsabilidade, voluntariamente, por ser o berço político do ex-governador Camilo Santana. A carreata que cortou Crato, Juazeiro e Barbalha, teve maior peso na terra de Guilherme, mostrando a força do prefeito na campanha. Camilo não escondeu a satisfação em ver a entrega de Guilherme na luta pelo Governo do Ceará. Em Juazeiro, a carreata deixou a desejar, o que acendeu o alerta para a coordenação geral do Crajubar.

Zé Adega sai do MDB e entra para União Brasil

O ex-prefeito do Crato, Zé Adega, até agora fechado com as candidaturas do MDB, de Eunício Oliveira para federal e Daniel Oliveira para estadual, acabou mudando de lado em plena campanha. O ex-prefeito reuniu sua base e anunciou a mudança para os candidatos Pedro Matos (PL) para estadual e Dayany do Capitão (UB) para federal. Zé Adega confirma uma expectativa depois de ter assumido a coordenação da campanha de Capitão Wagner para governador. O ex-prefeito garante que após a eleição, vai ficar com o comando do partido para concorrer ou indicar um nome para a Prefeitura. No grupo, a adesão foi imediata, mas no comando do União Brasil, hoje, com o candidato a estadual Aloísio Brasil, há resistência. Os dois se enfrentaram na eleição municipal de 2020.


Candidatos disputam voto de federal

Um levantamento aponta que há pelo menos 11 candidatos com forte presença política em Juazeiro do Norte. Eles lutam pelos votos dos juazeirenses, para conseguirem um mandato de deputado federal. Cinco nomes são apontados como os favoritos para serem os mais votados nestas eleições no Município: Yuri do Paredão(PL), Arnon Bezerra(PDT), Nelinho(MDB), Giovanni Sampaio(PSD) e José Guimarães(PT). Hoje, na bolsa de apostas, Yuri e Arnon são apontados como os dois mais votados em Juazeiro. O primeiro, Yuri, desponta como a novidade desse processo eleitoral, num partido - PL - que deve eleger 05 federais. Arnon resolveu seu maior problema: garantiu que seu registro de candidatura fosse deferido nesta segunda (05), pelo TRE do Ceará. E há outra dificuldade: o PDT contabiliza eleger 04, e só sonha com o 5º federal, numa acirrada disputa com União Brasil e PSD. Yuri do Paredão, Nelinho e Giovanni já asseguraram também seus registros no TRE do Ceará. Mas, não é prudente cravar nenhum favoritismo, sem examinar que Nelinho provou sua força eleitoral em outras eleições, Giovanni Sampaio tem o respaldo do prefeito Glêdson Bezerra a apoiá-lo e Guimarães tem o prestígio de Lula e do PT a trabalhar pelo crescimento de sua votação. Não é aconselhável, ainda, desprezar que outros candidatos podem ter um bom desempenho na reta final, como o radialista Fabiano da Tempo FM (MDB) e Daniel de Normando(PSD). Contudo, a liderança jovem de Yuri do Paredão é a surpresa das eleições, não apenas em Juazeiro, mas em todo o Cariri.

Disse me disse…

Cid Gomes depois de ter feito um adesivaço em Sobral (03), prepara um evento igual em Juazeiro do Norte, para pedir votos para Ciro presidente e Camilo senador.

No Crato, parte da base familiar de Aloísio Brasil declarou voto em Mauro Filho. Essa troca, há menos de 30 dias das eleições, pode ter sido um tiro no pé.

A mudança enfraquece Aloísio, que terá uma disputa interna muito forte no União Brasil com a entrada do ex-prefeito Zé Adega.

A crise da Ambiental Crato atinge principalmente os vereadores. Nas ruas, os parlamentares que aprovaram o projeto estão sendo hostilizados.

A empresa tem enviado cobranças para áreas sem cobertura ou qualquer previsão de saneamento básico. Os vereadores estão preocupados.

Desculpe a ignorância
, teremos emoção até o dia 02 de outubro para sabermos quem são os candidatos que irão para o 2º turno?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ