Enem 2020 terá versão impressa e digital
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
12/01/21 11:00

Com a quarentena e a suspensão das atividades presenciais, a rotina de diversos segmentos da educação passou por dificuldades, inclusive os candidatos do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que acontecerá nos próximos domingos (17) e (24). Manter o foco e disciplina com os estudos, diante da pandemia de covid-19, não foi fácil. Em decorrência do atual momento e tentando adaptar-se ao “novo normal”, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) implementou mudanças no exame, a principal delas é que, pela primeira vez, além da prova impressa, o Enem terá sua versão digital.

As inscrições dos candidatos na nova versão foram opcionais e estiveram disponíveis até que a modalidade, que visa tornar o exame moderno, atingisse 100 mil inscritos. Além disso, as datas de prova também passaram por mudanças e o exame, que inicialmente era realizado em novembro, foi adiado para janeiro de 2021. De acordo com a estudante do Crato, Maria Cecília Yokoyama, que deseja concorrer ao curso de Medicina, a prova digital esteve fora de cogitação. “Nós precisamos de concentração total, acredito que a prova impressa nos permite estar mais concentrados. Por isso, foi a melhor opção para mim”, afirmou. Cecília conta que mesmo com as dificuldades do Ensino à Distância (EAD), tentou manter um horário de estudos entre cinco e seis horas diárias e que, apesar da insegurança, procurava não se cobrar tanto. “Não foi fácil driblar as dificuldades, tinham dias que eu não conseguia pegar no material”, ressaltou. 

Segundo a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), mesmo em um ano tão desafiador, não faltou apoio para que todos os estudantes cearenses, do 3º ano do Ensino Médio, se inscrevessem no exame. “O estado do Ceará é um dos que mais consegue inscrever alunos que estão concluindo o Ensino Médio no Enem”, afirmou Roger Vasconcelos Mendes, secretário executivo de Ensino Médio e Profissional. Ele conta que, por meio do projeto “Enem, chego junto, chego bem” foram feitas transmissões de aulas diariamente, para que o ritmo dos estudantes fosse mantido. 

Para o local de prova, o uso de máscara será obrigatório e o estudante deve levar seu documento de identificação e o comprovante de inscrição. É recomendável que cada aluno leve água e um lanche. De acordo com Vasconcelos Mendes, a Seduc disponibilizará em todos os municípios estruturas de transporte e alimentação.  

Na edição impressa desta semana do JC, a matéria acima foi veiculada com data referente à 2021. Mas, conforme explicado dentro da matéria, trata-se da edição de 2020, que foi adiada devido à pandemia de covid-19.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ